Rockman Central Recomenda: Cyborg 009 - Call of Justice (anime)


     Já passou da hora de falar de Cyborg 009 por aqui. E não é para menos: em um mundo onde as pessoas acreditam que Mega Man é inspirado unicamente em Astro Boy, é preciso trazer a tona as outras obras que influenciaram o blue bomber. E Cyborg 009 não é uma influência qualquer. Primeiro, pois é uma obra de Shotaro Ishinomori. Não sabe de quem se trata? Bem, Ishinomori é simplesmente o quadrinista com mais materiais publicados termos de volume de publicação. Além disso, ele é o criador de franquias como Kamen Rider e Super Sentai. Suas obras são referências notáveis dentro da cultura pop japonesa e foram as referências culturais que grande parte daqueles que trabalhariam em Mega Man. Incluindo Keiji Inafune. Durante a campanha de Mighty No. 9, Keiji Inafune citou que seus jogos foram influenciados pelos heróis que acompanhou na infância, e nesse exato momento é mostrada uma imagem de Kikaider - mais uma cria de Ishinomori. O mesmo Kikaider cujo a Inti Creates também citou como gênese da ideia de colocar X como inimigo de Zero em Mega Man Zero, inspirando-se no filme solo de Hakkaider, o rival de Kikaider. E apenas para adicionar uma pequena nota: Hakkaider foi o personagem que ajudou George Lucas a conceber Darth Vader. Pois bem, vocês hão de convir que Ishinomori não poderia passar em branco por aqui. E um derivado de Cyborg 009 é um começo ideal para quem não o conhece.




     E isso se deve ao fato de ser gritante o quanto as desventuras dos ciborgues influenciou Mega Man. Proto Man é o exemplo mais claro: seu visual é assumidamente inspirado em Joe Shimamura, o protagonista de Cyborg 009. O cachecol amarelo, vestes avermelhadas e a atitude de herói recluso estão todos lá. Não que ambos sejam iguais. Enquanto Proto Man é solitário por escolha própria, Shimamura é o líder de seu grupo de ciborgues. São figuras comparáveis, mas com suas particularidades. Shimamura acaba tendo traços de personalidade tanto de Proto Man quanto de Mega Man, sem ser de fato igual a qualquer um deles. Mas Shimamura não protagoniza a história sozinho. Em sua companhia, temos outros oito ciborgues cujo os poderes poderiam pertencer facilmente a qualquer Robot-Master da série Mega Man:

     001 - Ivan Whisky - Um ciborgue russo com poderes psíquicos. Apesar da aparência de criança, Ivan é extremamente inteligente.

     002 - Jet Link - Um ciborgue americano com habilidades de voo. De personalidade forte, é um dos cyborgs mais carismáticos da série.

    003 - Françoise Arnoul - A única  garota  do  grupo, Françoise  possui sentidos  mais apurados que qualquer humano e visão de raio-x. Em dados momentos, ela age como "navegadora" do grupo, mas também participa da ação.

     004 - Albert Heinrich - Alemão, o personagem possui uma metralhadora embutida em sua mão. De personalidade séria e compenetrada, ele é outro personagem que costuma roubar a cena. 

     005 - Geronimo Jr. - Um personagem quieto, mas que ainda sim transmite seu carisma. Americano de descendência indígena, 005 tem como habilidade a super-força e resistência, e também contribui com a diversidade do grupo.

     006 - Chang Changku - Chinês de personalidade bem-humorada, esse ciborgue tem poder de cuspir fogo. 

     007 - Great Britain (nome real desconhecido) também é bem humorado, mas de maneira mais seca e sarcástica. Sua aura misteriosa combina com seus poderes de metamorfo. 

     008 - Pyunma  - O único africano   do grupo  possui   capacidades  aquáticas  acima  do normal. Nem sempre tais poderes são úteis, mas quando o são, ele é insubstituível. É o personagem mais apagado do grupo nessa animação, mas mesmo ele tem seus momentos.

     009 - Joe Shimamura - O protagonista da série e líder do grupo, Joe é japonês mestiço  com americano, o que ajuda a reforçar sua natureza "deslocada". Apesar de seu senso de justiça, Shimamura é muitas vezes relutante em seu papel de guerreiro, almejando viver uma vida normal. Seu poder é a super-velocidade.


Da esquerda para a direita: Pyunma, Greath Britain, Chang,
Jet, Joe, Ivan, Françoise, Jeronimo Jr. e Albert

         É válido lembrar que todos eles possuem força, agilidade e resistência maior que a de um humano comum, além de serem munidos de pistolas laser. Como equipe que são, é sempre divertido ver as diferentes possíveis combinações de poderes e seu funcionamento contra seus  inimigos.

     Mas entre tantas animações dessa franquia, por que começar com essa? Primeiro por a mesma se encontrar na Netflix, o que não só é um facilitador para um público não acostumado a baixar animes quanto possibilita assisti-lo em português legalmente. Segundo, a própria trama e personagens já justificariam assisti-lo. A mistura de elementos de ficção científica, política, conspiração e até misticismo trazem a sensação de estar sempre diante de algo maior, a ser compreendido com calma. Além disso, devido ao caráter multiétnico e deslocado da sociedade por seus poderes, há quem compare as desventuras dos ciborgues aos X-Men. E é um comparativo positivo para os dois lados, diga-se. E essa animação é boa em transparecer isso. 




     Há também outras boas razões além dessas para se assistir esse anime. A maior delas talvez seja por Cyborg 009 - Call of Justice escapar facilmente do grande problema dos grandes universos ficcionais: ele não demanda conhecimento da cronologia, sua duração é relativamente curta e os valores de produção se mostram dignos. Aqueles que já conhecem a franquia terão uma experiência mais completa, mas um novato não terá sua experiência prejudicada. A estética desse anime também é bela, modernizando o visual clássico dos personagens sem os descaracterizar .A animação é toda em 3D, mas o uso de texturas em cell-shading ao invés de texturas mais realistas ajudam a trazer harmonia ao visualHá fluidez nos movimentos dos personagens, e os objetos são - no geral - ricos e bem detalhados. Algumas cenas mais paradas tendem a ser um pouco mais estáticas do que o necessário, mas esse problema acontece mesmo em animações 2D, então não há do que se reclamar. Ainda mais quando o anime compreende em quais cenas deve usar a maior parte de seu orçamento. As cenas de ação são ótimas, tanto na questão de coreografia e enquadramento, quanto na sua concepção. 




     E elas acabam sendo - mesmo sem querer - um dos elementos mais Mega Man dessa animação. Explico. Temos aqui nove protagonistas no campo de batalha, cada um com habilidades distintas. A história poderia ir para um caminho mais fácil e colocar o "personagem da vez" usando seu poder para simplesmente sobrepujar o vilão, mas a concepção dos vilões impede isso. Os Blessed são criaturas poderosas, cujo cada um possui um poder (quase sempre de natureza elemental) que necessita de raciocínio para ser derrotado. Não é uma simples luta de battle shonen medida em termos de qual personagem é mais poderoso (ou que possui mais poder da amizade, ou que berra mais alto, ou que tem cabelo mais loiro...), os nove protagonistas precisam saber analisar as desvantagens nos ataques dos vilões e identificar qual de suas habilidades é se adéqua melhor como fraqueza do inimigo, sabendo assim qual tipo de ataque será mais eficaz contra ele. Lembra alguma coisa? Pois bem, Cyborg 009 - Call of Justice traz batalhas com um sentimento mais Mega Man do que quase todas as adaptações de jogos que o personagem já teve. Só isso já justificaria sua atenção.
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