Entre o fã médio de Mega Man, falar de lançamentos de jogos quase sempre se refere a desejos futuros ou a sucessores espirituais. De novidades vindas da série, temos apenas aparições em crossovers e produtos licenciados. E por mais que muitos não notem, esse contexto acaba sendo justamente um dos fatores que mais contribuem para que não hajam mais jogos de Mega Man. Obviamente que orçamentos altos e vendas incertas são algo que influi nas decisões da Capcom, mas aqui elas não o único fator determinante. Indo direto ao ponto, vou lhes fazer uma pergunta: Mega Man da lucro para a Capcom hoje?
É difícil afirmar até onde Mega Man gera lucro, mas mesmo sem lançar jogos, a Capcom ainda colhe frutos da franquia. É impossível mensurar quanto a Capcom ganha, mas com todas as cartas a mão, Mega Man ainda é uma fonte de lucros bem sólida. Para chegar até
o ponto, vou deixar outra pergunta: qual é o produto de Mega Man mais relevante no mercado atualmente? Se eu fosse escolher, um palpite seria a HQ de Mega Man feita pela Archie. Mesmo que ela seja pouco vista aqui no Brasil, em seu principal mercado - o americano - ela possuía uma boa aceitação entre o público infantil e com o fandom da série. Oras, mesmo seus detratores costumam acompanhá-la justamente porque de uma forma ou de outra a HQ mantém a série na ativa. Além de criar público novo sabendo se vender corretamente para o público infantil, essa HQ consegue cativar bem e em certos momentos como o crossover com o Sonic, ganhar boa parte dos holofotes da "comunidade gamer". E quanto a Capcom gasta com isso tudo? Provavelmente não muito, se é que gasta. Não sei qual é o acordo entre a Archie e a Capcom, mas o mais natural é que a Archie tenha conseguido as licenças para usar o nome Mega Man em sua HQ, enquanto cede parte do lucro dela para a Capcom, que além de ganhar dinheiro diretamente dessa forma, ganha propaganda de graça e mantém sua marca viva sem gastar seu próprio dinheiro. E não gastar dinheiro para lucrar é um contexto confortável para a Capcom.
Mega Man - Archie (Via The Mega Man Network) |
Mega Man em Super Smash Bros |
Mighty no. 9, o "sucessor espiritual" |
"Por que gastar dinheiro se os fãs fazem o trabalho sujo?" |
Bem aceito? Sim, mas nem por isso vendeu |
Duas faces de uma mesma moeda |
E como se reverte essa situação complexa, que tende a acabar ruindo em algum momento? Eis o problema, não tenho a resposta. E creio que é um cenário complexo demais para apenas uma ideia mudar a situação. Mas ainda temos material para especular. Se a franquia se mantiver dessa forma por mais algum tempo, e a Capcom como um todo não melhorar o quadro ruim que se encontra hoje, em algum momento ela terá que se mover. O que exatamente ela faria e como isso afetaria Mega Man eu não sei, mas o ideal seria ela entregar Mega Man nas mãos de quem vai saber usá-lo bem. Inafune? Inti Creates? Way Forward? Nintendo? Aí é especulação demais para mim. O que gostaria de dizer por fim é que essa é apenas uma visão que tenho do quadro atual de Mega Man, e não tenho a pretensão de dar a "resposta definitiva" sobre sua situação, mas apenas ajudar a olhar o quadro atual de forma mais sóbria e assim permitir análises mais concretas, para que se chegue assim em algum lugar. Em muito, Mega Man é vítima de seu contexto, e a pouca percepção disso acaba colaborando para que tal contexto não mude. E se serve de alívio, um descanso temporário para o Blue Bomber ainda é uma situação melhor do que forçá-lo goela abaixo do mercado atual, descaracterizando-o, e por tabela, destruindo a franquia. No estado atual de Mega Man, ainda temos ao menos a esperança e a possibilidade de um futuro melhor, e isso ainda vale muito.
Nada é tão ruim que não possa piorar |
Ótima matéria eu ia falar sobre o assunto no Portal Mega X mas o texto da Rockman Central está bem detalhado. Merece um compartilhamento!!! Os games nos e-shops continuam vendendo isso realmente faz com que Mega Man indiretamente não esteja na geladeira como a maioria pensa.
ResponderExcluirPoxa... Ficamos muito felizes que tenha gostado do artigo :D ... Concordo que o Mega continua vivo graças aos jogos da e-shop mas um Legends 3 também seria bem vindo kkk
ExcluirEu acho que Xtreme tem tudo para trazer de volta ao auge toda a série. Imagine um Xtreme 0 você jogando com o Sigma e enfrentado o Zero no final ou mesmo o surgimento da nova geração de reploids como Alx. A partir de Xtreme acho que as demais teriam mais força para voltar.
ResponderExcluirSe o enredo envolvesse a participação do Axl acho que uma boa história poderia ser contada, ainda mais se fosse um jogo mobile (mercado que cresceu bastante nos últimos anos e que continua crescendo). Um jogo que contasse a história de algum vilão também seria bem-vindo desde que dessem uma caprichada no enredo, vide o caso de Prometheus e Pandora...
ExcluirSe fizessem um investimento decente num jogo (ou uma sequência de jogos) que de fato desse ligação entre o universo clássico e o X, certamente o interesse geral seria muito alto. Mas a Ca$hcom acabaria mais uma vez no seu ciclo pernicioso: se vender bem, tem que continuar (furar a história, como no X6...)
ResponderExcluirTriste verdade meu caro :'-( ... Sonho com um jogo desse tipo desde que comecei a jogar mais os games das séries Clássica e X. Até que esse game seja lançado o final da Clássica pra mim sempre será o Mega Man 2: The Power Fighters
ExcluirMegaman 11 foi anúnciado!
ResponderExcluir