Não entendeu ainda? Calma que eu explico |
Aos que não sabem, sou funcionário de uma escola do ensino fundamental. E entre as várias utilidades que esse trabalho acaba tendo, a mais interessante talvez seja a possibilidade de ver em primeira mão o que as crianças gostam de fazer. Ou melhor, o que elas gostam de assistir, ler e jogar. E ontem eu escutei algo que foi bem curioso: crianças em torno de sete ou oito anos conversando sobre o cartoon de Sonic Boom. Foi engraçado ver o quanto eles gostaram do cartoon, e quanto toda a acidez associada a Sonic Boom vista na internet parecia simplesmente não existir para eles. Um deles bradejava em voz alta que seria o Sonic na brincadeira deles, bem como as crianças gostam de fazer. E o que isso tem a ver com esse blog?
É simples. O cartoon vendeu os personagens para essas crianças, que quando entrarem em contato com os jogos, não hesitarão em querer jogá-los. Sonic é um personagem dos anos 90 cujo a trajetória a partir de um certo ponto passou a se tornar um tanto quanto irregular, mas a partir do momento em que ele conseguiu dialogar com essas crianças, ele se tornou interessante para elas. É assim que se cria público e mantém uma marca viável. Não nos esqueçamos que Mega Man está com um cartoon a caminho, e os encarregados de fazê-lo são justamente os mesmo por trás de Ben 10 - que gostem ou não, é o tipo de desenho que prende as crianças. Será que daqui alguns anos eu verei as crianças no recreio brincando de Mega Man? É cedo para afirmar, mas as coisas estão se encaminhando para que isso possa acontecer. Vendendo a marca para as crianças, os jogos já terão um público a mais do que apenas o fandom tradicional, e a longo prazo isso tem o efeito de manter a base de jogadores viva, pois se não há renovação do público, uma hora ele se torna pequeno demais para manter a série viável comercialmente. Talvez essa animação não seja algo da melhor qualidade, mas que de alguma forma possa cativar aqueles que simplesmente ignorariam os jogos ou que nunca tiveram uma oportunidade de conhecê-los. Afinal, não foi isso que o cartoon da Ruby-Spears fez com muitas pessoas?
isso. E não, ela não passa na regra dos 15 anos, não insistam!
É claro que isso também não vem de graça. Para identificar
as crianças, é preciso adaptar a série de forma a dialogar com elas. E isso
já foi feito com Mega Man. A série Battle Network foi uma forma da Capcom levar
Mega Man as crianças que cresceram assistindo/jogando Pokemon e Digimon. Não
creio que a animação atual de Mega Man seria tão distante da série original quanto Battle Network, mas é bom os mais puristas se prepararem para
algumas mudanças, mesmo que sutis (e espero mesmo que sejam sutis). As novas
artes vistas em Mega Man Legacy
Collection talvez sejam justamente um teste de receptividade de uma nova
identidade visual da série. Notem como o design dos personagens em si é o
mesmo, mas que o traço e a coloração deles é diferente, e ajuda a dar um ar de
novo a eles. Ouso dizer que esse visual se encaixa bem em uma animação moderna.
Se esse será o visual final ou se teremos um design desproporcional como a
Ruby-Spears fez no passado é uma incógnita, mas ao menos já temos algo pelo qual podemos torcer. E pensar que só estou escrevendo isso por causa de Sonic Boom, um jogo que muitos amam odiar.
Não sei vocês, mas eu adoraria que a nova animaçãode Mega Man tivesse esse visual |
Crianças curtiram Sonic Boom simplesmente porque o desenho/jogo apela pro menor denominador comum, é fácil agradar crianças do ensino fundamental, qualquer piadinha idiota já é o suficiente pra elas e Sonic Boom é cheio dessas, o desenho em si é só um show de comédia (muito fraca, por sinal) com personagens de Sonic enfiados no meio pra vender. A acidez com essa série ao redor da internet se dá pelo mesmo motivo que as pessoas na internet odeiam Teen Titans Go, é uma animação imatura, com personagens sendo retratados como estúpidos ou até mesmo babacas em várias ocasiões e sem qualquer substância no meio dessa bagunça toda.
ResponderExcluirUma boa animação "infantil" pode ser boa pra pessoas de qualquer idade, por isso os desenhos e filmes da Disney são elogiados por todo mundo até hoje enquanto esses desenhos infantis da Discovery Kids por exemplo só agradam crianças e depois quando elas crescem, nem sequer lembram. Sonic Boom vai sofrer o mesmo destino que esses, as crianças vão gostar porque nessa época gostam de qualquer porcaria, mas então vão crescer, olhar pra Sonic Boom já mais maduras e pensar "Por que eu gostava disso?"
Só lembrando que o texto não faz juízo de valor quanto a qualidade da animação, mas sim sobre a validade na iniciativa de fazer tal animação. Muitos que a criticam o fazem mais pela iniciativa do que pela qualidade em si. E crianças de fato não tem o mesmo senso crítico que um adulto, mas isso não quer dizer que elas gostem de qualquer coisa, e digo isso baseado em experiencia própria, inclusive. Se a obra não dialoga com elas, elas simplesmente não assistem. Já que você citou a Disney, experimente colocar um punhado de crianças para assistir Branca de Neve, e logo em seguida ofereça Frozen para elas. Pode apostar que elas vão querer trocar por Frozen, já que esse é um filme da geração delas. E realmente, muitas vezes quando crescemos, percebemos que certas coisas que gostávamos não eram tão boas quanto a gente lembrava, mas se elas nos levaram ao seu produto principal - nesse caso, os jogos - então elas cumpriram seu papel. Foi assim comigo e o cartoon de Mega Man da Ruby-Spears por exemplo. Pode ter certeza de que se isso nunca aconteceu com você, acontece com muita gente e é importante para renovar o público de grandes franquias como Mega Man e Sonic.
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