O "cataclisma" é provavelmente a teoria mais difundida sobre Mega Man, chegando ao ponto de ser conhecida por boa parte dos jogadores menos ligados ao fandom mais hardcore da série. É uma teoria aceita por muitos (o que não implica a sua
veracidade), a ponto de grandes portais já terem o citado em algum momento. Há até parte do público cobrando da Capcom que ele seja oficializado. Porém, antes de dizer se ele é um mito ou não, temos que
entender do que ele se trata. O cataclisma surgiu primeiro como uma web-comic feita
por Bob & George,
que narra um suposto final da série clássica, no qual Zero é despertado e mata a
maior parte do elenco da série clássica. Porém, a teoria cresceu a ponto de muitos nem ao menos conhecerem essa origem, e acreditarem que ela surgiu de algum material oficial, ou foi concebida em fóruns e debates. Se o analisarmos friamente, veremos que o cataclisma seria uma espécie de "Deus ex machina", no qual Zero - que nunca participara ativamente da série clássica até então - surgiria e sozinho resolveria o "problema" da ligação entre a série clássicas e X. Ou seja, seria uma tentativa de encontrar uma ligação para preencher as lacunas das séries clássica e X com um grande evento apocalíptico. Mas antes de nos aprofundarmos mais, tenhamos algumas coisas em mente:
- Se você tem uma tese,
cabe a você comprová-la, não aos outros desmenti-la que sem que
você tenha dado alguma prova antes. O nome disso é "Falácia da inversão
do ônus da prova"
- O
fato dos criadores dos jogos não terem desmentido algo sobre a série não torna
isso automaticamente verdade. Dizer que algo é verdade por que o Inafune ou a
Capcom nunca negaram diretamente, mesmo não havendo provas que confirmem
a tese - inclusive se os jogos indicarem o contrário - é uma falácia. O nome
dela é "argumentun ad ignorantiam", ou em português "falácia do apelo a ignorância"
- É
preciso ter em mente que suas projeções ou desejos quanto aos rumos de Mega Man
não são necessariamente o melhor caminho para a série. Querer que coisa
"A" aconteça ou que coisa "B" seja explicada é algo normal,
mas nem sempre é uma necessidade da série ou tampouco é viável. Não veja furos
onde não existem.
Keiji Inafune foi o criador de Zero. Teria ele criado o cataclisma? |
A primeira coisa a se analisar, e talvez a mais importante de todas, é o que o homem por trás da série tem a dizer sobre esse assunto. Em entrevistas como a feita pelo fórum Capcom-Unity, Keiji Inafune deixou bem claro que o cataclísma nunca aconteceu. Ao ser questionado sobre a possibilidade de Zero ter matado os personagens da série clássica, ele respondeu: "Não, Zero não os matou. De acordo com a forma como eu o criei, Zero não é o tipo de pessoa que faria isso. Isso não está de acordo com o seu perfil". Mais claro que isso, impossível. Zero, mesmo com seu background trágico, foi feito para ser uma figura heroica. Oras, como criar algum tipo de empatia com aquele que simplesmente assassinou os heróis da série e lhes roubou seu posto cem anos depois? Tente imaginar algo assim em qualquer outra série além de Mega Man e veja se faz sentido. Não faz, e seria necessário um malabarismo narrativo gigantesco para tentar disfarçar o quão forçado isso seria. Complementando a declaração de Inafune, a Inti Creates também já esclareceu que Zero nunca foi ativado antes do período em que se passa a série X, e que Wily nunca o terminou totalmente, já que ele era instável demais.
Se observarmos bem, veremos que no primeiro Mega Man X, Zero não tem muitos dos detalhes que foram incluídos posteriormente em Mega Man X2, após Serges tê-lo reconstruído. Isso sugere que a construção de Zero muito provavelmente não foi concluída por Dr. Wily, e a imagem da silhueta de Zero (imagem ao lado) - que está em sua forma completa, igual Serges o reconstruiu - vista em Mega Man 2: The Power Fighters só corrobora isso. Mas ainda temos mais informações curiosas relacionadas a declarações oficiais. Inafune certa vez declarou não gostar de Super Adventure Rockman (Playstation/Saturn), e um dos motivos disso é a possibilidade (e prestem atenção, ele disse possibilidade, e não certeza) da Roll morrer caso o jogador não fizesse as escolhas certas. Na visão dele, esse tipo de situação seria pessimista demais para uma história infantil, e a série clássica foi feita para ter um tom mais positivo. Se só a possibilidade dela morrer em uma side-storie/spin-off já o incomoda, imaginem então matá-la no final da série de maneira definitiva? E isso porque é só a Roll, imaginem matar o próprio Mega Man, Proto Man e os outros? Isso já bastaria para desconsiderar o cataclisma por completo, mas visto o tamanho de sua aceitação, é interessante analisá-lo ainda mais para desconstruí-lo por completo.
Se a Marvel seguisse essa lógica, seu universo nunca teria sido criado, já que muitos de seus autores saíram dela após concluírem seus trabalhos |
Seguindo essa mesma lógica, as trilhas sonoras compostas pela Manami Matsumae também não são mais oficiais, já que ela não trabalha mais com a Capcom |
Mas agora que Inafune não está mais na Capcom, ela tem os direitos legais para criar o cataclisma hoje, não? Tem, mas se o fizesse, estaria alterando o enredo que foi construído por todos que já passaram pela franquia previamente. Seria um retcon que simplesmente não daria certo. Eu não compraria essa ideia, mas entendo quem fizesse o contrário. Mas dizer que ela pode e portanto afirmar que o cataclísma é uma possibilidade concreta não é um bom argumento. É óbvio que ela tem permissão legal para fazer quase qualquer coisa com suas franquias, mas não necessariamente ela fará. As chances da Capcom criar o cataclisma hoje são as mesmas de fazer uma versão pornô da série. Se acha que algo assim nunca foi feito com outra franquia, vejam o que aconteceu com Valis. Em momentos de crise, empresas tomam medidas absurdas. Mas nem por isso dizer que Mega Man tem grandes chances de virar
Mesmo o destino de Valis faz mais sentido que o Cataclisma |
Odeiem Mega Man 9 a vontade, mas isso não vai mudar o fato de que o público dele compra os jogos. Acham que a Capcom perderia esse público por causa de teorias obscurantistas? |
Sigma vs 'Maverick misterioso" |
Se o Cataclísma aconteceu, X provavelmente também teria sido destruído. Isso se ele chegasse a ser construído |
Outra
coisa que parece estranha é a certeza que alguns depositam de que se uma
luta assim acontecesse, Zero a ganharia sem maiores problemas. Levanto em
conta que ele tem ao menos três mortes ao longo da série, fica fácil perceber que ele
está longe de ser indestrutível, por mais que seja mais forte e mais avançado que os robôs da série clássica. Levando em conta que Bass é baseado em Mega Man, que Zero é baseado em Bass - mesmo que não compartilhem do mesmo projeto, e que Mega Man venceu Bass, me
pergunto porque Zero não poderia ser derrotado por Bass, seguindo a mesma lógica. Mas essa batalha não seria
apenas entre eles, Zero teria que derrotar, talvez até juntos, Mega Man, Bass,
Proto Man, os bosses de Mega Man 9 (que voltaram ao “lado do bem” no final do
jogo), e provavelmente os do 1, isso sem contar com outros personagens que
poderiam aparecer como o Duo, os robôs do Dr. Cosack, King e até os bosses de Mega
Man
6. Convenhamos, Zero até poderia derrotá-los, mas dizer com certeza absoluta
é transformá-lo em um ser onipotente. E antes que usem o argumento da tecnologia superior
do Zero, os Star Droids também tinham uma tecnologia superior, e ainda sim foram derrotados por Mega Man. Zero é mais avançado que Sunstar? Sunstar era praticamente uma “máquina do
apocalipse” de uma civilização mais avançada que a nossa, e isso não impediu Rock de derrotá-lo. Que Zero é mais forte que Rock é inegável, mas enquanto Mega Man derrotou Sunstar, Zero morreu para uma Ride Armor. Se Zero é mais forte que Sunstar? É muito provável que sim, mas também não fica claro se ele está nesse nível de força. Em uma série onde o protagonismo se fez forte, força bruta não garante vitória. Inclusive,
mesmo o corpo original de Zero foi derrotado por sua “cópia” em Mega Man Zero 3. Ou seja, Zero
não é infalível. Por mais que ele seja mais forte que Rock e companhia, no estado que ele se encontrava ao ser criado, é questionável se ele era mais forte que eles em conjunto. Não se esqueçam, Zero era instável. Da mesma forma que ele perdeu o controle lutando contra Sigma, ele poderia ter perdido o controle contra os personagens da série clássica. Mesmo que houvesse um conflito entre eles, ainda não há uma garantia de que Zero venceria.
Zero invencível? Conheço alguém que discorda... |
Mas se as palavras do Inafune, a linha do tempo da série e o equilíbrio de força dos personagens não são argumentos o suficientes, vamos ter que apelar para própria lógica de produção dos jogos e a forma como eles foram vendidos para o seu público-alvo. Mega Man X foi criado como uma sub-série da marca Mega Man, de modo que a Capcom pudesse continuar produzindo jogos e incluir elementos que destoassem dos seis primeiros Mega Man, mas sem prejudicá-los. Seria como se a partir dali, eles quisessem adequar Mega Man as demandas das novas plataformas, mas sem prejudicar o que já estava estabelecido. Ou seja, da maneira como essas séries foram feitas, elas coexistiam como histórias distintas, mesmo que dentro de um mesmo universo. E isso ajuda ambas séries, tanto do ponto de vista comercial, quanto do criativo. Fazer com que
Não se enganem, a Capcom não fazia esses jogos para o público adulto. E algo como o cataclisma simplesmente não se encaixa em uma história para crianças |
Quint: um futuro para a série clássica mais coerente que o cataclisma |
Agora,
olhemos por outro lado. Que outras evidências temos sobre o que aconteceu com os
personagens da série clássica? Há um jogo que mostra um possível destino para os personagens. Mega Man II (Rockman World 2) de Gameboy lida com o conceito de viagem no tempo, e essas viagens nos revelam que o futuro da série clássica seria pacífico, e Mega Man teria sido transformado em um robô de "uso civil". Justamente por Wily viajar e interferir nesse futuro, é impossível saber se ele deu origem a outra linha temporal, ou se esse ainda é o destino final da série clássica. Ou seja, mesmo que incerto, um futuro pacífico para os personagens da série clássica ainda é algo mais provável que o cataclisma. Mas há mais informações em outros jogos. Nas versões de PS1 e
Sega Saturn de Mega Man X3, ao escolhermos a fase de Volt Catfish, podemos ver o
personagem Auto, de Mega Man clássico em um dos cenários, ativo e operante.
Isso pode ter sido apenas um easter egg (e provavelmente foi), ou até mesmo um erro dos animadores dessas
cenas, mas já é uma evidencia maior de que os personagens podem
estar vivos do que qualquer outra sobre o cataclísma. E não foi a única vez
onde algo assim
aconteceu. No jogo Mega Man X: Command Mission (PS2/Gamecube), foram criadas
artes para o Mega Man original, indicando que ele era pensado para aparecer no jogo. Como
isso aconteceria e qual seria a explicação para isso não se sabe (inclusive,
mesmo essa arte não garante que ele de fato foi apareceria no jogo,
pode ter sido algo feito apenas como teste), mas já
é um indício de que ele poderia estar vivo naquele mundo. . É
claro, temos que tentar levar em conta que Command Mission foi pensado como um spin-off, mas não deixa de ser um conteúdo oficial corroborando uma outra possibilidade além do cataclisma. Chega a ser engraçado que uma hipótese como a de que Mega Man, Auto e etc estejam vivos tem mais evidências do que o cataclisma em si. Não que seja muito provável que eles viveram até 21XX, mas já é algo mais concreto que Zero ter matado Mega Man e companhia.
Esboços não usados de Mega Man X Command Mission |
Pausem o vídeo aos 11 segundos e tenham uma surpresa
Outra coisa que muitos parecem ignorar é que se o cataclisma fosse real, não haveria porque a Capcom escondê-lo. A ideia de que ela criou um evento final para a série clássica, com um nível de complexidade (ou que ao menos tenta passar essa sensação de complexidade) e violência maior do que a do resto da série para manter tudo isso escondido beira a teoria da conspiração. A série clássica já ganhou vários jogos, artbooks e databooks, e nenhum deles cita tais eventos. Na verdade, a cada nova informação revelada, o cataclisma se torna mais difícil de entrar no cronograma oficial da série. Acreditar que tal história obscura é real, mas que por algum motivo desconhecido a Capcom decidiu mantê-lo em segredo é o mesmo que acreditar em teoria da conspiração. Se você acredita que a Capcom está escondendo o cataclísma, é possível acreditar também nos Illuminati, aliens do passado, reptilianos e etc pela mesma "lógica".
Ou seja, o cataclisma é improvável sob qualquer ótica que se analise. O principal autor da série já o desmentiu, a cronologia não permite que ele tenha acontecido, fazê-lo seria uma decisão ruim do ponto de vista comercial, ele destoaria do tom da série clássica, e ainda seria uma ferramenta de roteiro fraca que faria a série clássica ter um final terrível para agradar um público que possivelmente nem a joga, tendo que apelar até para teoria da conspiração para justificar hipótese. Portanto, o cataclisma não só é um mito, como é provavelmente o maior mito de toda a história da franquia Mega Man. Logo, após analisar os seus principais pontos, o cataclisma pode ser considerado refutado.
Extras
O cataclísma tem alguns detalhes curiosos que muitos parecem desconhecer, então vejamos alguns exemplos:
- Em sua versão original, o cataclisma inclui os personagens de "Rockman & Forte: Challenge to the Future", de Wonderswan. Ou seja, para o cataclisma valer como explicação, teríamos antes que provar que tal jogo (que foi feito pela Bandai, e não pela Capcom) conta como oficial.
- Há quem especule que a aparição de Zero no jogo Mega Man Network Transmission (Gamecube) tenha sido feita como uma forma de fazer um embate - mesmo que de maneira indireta - entre Mega Man e Zero. Não chega a ser o cataclisma, tampouco há confirmação disso, mas não deixa de ser uma interpretação válida.
- Justamente pelo seu caráter obscurantista, pouca veracidade e tom apocalíptico, o cataclisma se aproxima muito mais de uma creepypasta do que de fato uma teoria do que algo que poderia acontecer em algum jogo
- Na época do lançamento de Mega Man 10, houve revolta por parte de alguns fãs pelo fato do jogo não ser concluído com o cataclisma.
Outra coisa que muitos parecem ignorar é que se o cataclisma fosse real, não haveria porque a Capcom escondê-lo. A ideia de que ela criou um evento final para a série clássica, com um nível de complexidade (ou que ao menos tenta passar essa sensação de complexidade) e violência maior do que a do resto da série para manter tudo isso escondido beira a teoria da conspiração. A série clássica já ganhou vários jogos, artbooks e databooks, e nenhum deles cita tais eventos. Na verdade, a cada nova informação revelada, o cataclisma se torna mais difícil de entrar no cronograma oficial da série. Acreditar que tal história obscura é real, mas que por algum motivo desconhecido a Capcom decidiu mantê-lo em segredo é o mesmo que acreditar em teoria da conspiração. Se você acredita que a Capcom está escondendo o cataclísma, é possível acreditar também nos Illuminati, aliens do passado, reptilianos e etc pela mesma "lógica".
Se você acredita que a Capcom esconde o cataclísma, é bom preparar o chapéu de alumínio... |
Ou seja, o cataclisma é improvável sob qualquer ótica que se analise. O principal autor da série já o desmentiu, a cronologia não permite que ele tenha acontecido, fazê-lo seria uma decisão ruim do ponto de vista comercial, ele destoaria do tom da série clássica, e ainda seria uma ferramenta de roteiro fraca que faria a série clássica ter um final terrível para agradar um público que possivelmente nem a joga, tendo que apelar até para teoria da conspiração para justificar hipótese. Portanto, o cataclisma não só é um mito, como é provavelmente o maior mito de toda a história da franquia Mega Man. Logo, após analisar os seus principais pontos, o cataclisma pode ser considerado refutado.
Extras
O cataclísma tem alguns detalhes curiosos que muitos parecem desconhecer, então vejamos alguns exemplos:
- Em sua versão original, o cataclisma inclui os personagens de "Rockman & Forte: Challenge to the Future", de Wonderswan. Ou seja, para o cataclisma valer como explicação, teríamos antes que provar que tal jogo (que foi feito pela Bandai, e não pela Capcom) conta como oficial.
- Há quem especule que a aparição de Zero no jogo Mega Man Network Transmission (Gamecube) tenha sido feita como uma forma de fazer um embate - mesmo que de maneira indireta - entre Mega Man e Zero. Não chega a ser o cataclisma, tampouco há confirmação disso, mas não deixa de ser uma interpretação válida.
- Justamente pelo seu caráter obscurantista, pouca veracidade e tom apocalíptico, o cataclisma se aproxima muito mais de uma creepypasta do que de fato uma teoria do que algo que poderia acontecer em algum jogo
- Na época do lançamento de Mega Man 10, houve revolta por parte de alguns fãs pelo fato do jogo não ser concluído com o cataclisma.
Fontes:
http://www.bobandgeorge.com/comics/Cataclysm/
http://megamanfanon.wikia.com/wiki/Cataclysm
http://www.rockman-corner.com/2008/02/ending-cataclysm-theory-once-and-for.html
http://www.rockman-corner.com/2008/05/inafunes-policy-kills-cataclysm-theory.html
http://www.capcom-unity.com/s-kill/blog/2008/09/05/inafunesan_answers_your_questions
http://www.rockman-corner.com/2013/02/capcom-has-plan-for-classic-to-x-series.html
http://megaman.wikia.com/wiki/Mega_Man_X:_Command_Mission
https://en.wikipedia.org/wiki/Bob_and_George
http://kobun20.interordi.com/2011/03/14/its-quintn-time/
http://kobun20.interordi.com/the-source/#cbb
http://vgsales.wikia.com/wiki/Best_selling_Capcom_games
http://megaman.wikia.com/wiki/Sunstar
http://www.capcom-unity.com/mega_man/go/thread/view/7461/26100353/how-many-times-has-zero-died?pg=2
http://www.themmnetwork.com/blog/2013/09/01/the-mega-man-networks-interview-with-keiji-inafune
http://megaman.wikia.com/wiki/Zero
Muito boa a leitura em 2020 em pleno isolamento.
ResponderExcluirZero nunca seria mais forte que o Sunstar.
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