O X da questão



     Se há um personagem em Mega Man que me deixa curioso, esse é o Mr. X de Mega Man 6. Ok, eu, você e a torcida do Flamengo já sabemos que se trata de um disfarce do Dr. Wily, mas não parece estranho um disfarce tão simples ter funcionado? Vejam bem. Em Mega Man 4, Wily sequestrou uma criança e chantageou seu pai para que ele enfrentasse Mega Man. Em Mega Man 5, ele usou um robô com capacidade de mudar sua aparência para sequestrar Dr. Light e fazer com que Mega Man e Proto Man se enfrentassem, livrando-se de dois inimigos de uma vez só. Em Mega Man 6, ele manipula a World Robot Alliance para promover um torneio entre Robot-Masters de todo o mundo. A justificativa dada era a de ajudar a promover a criação e desenvolvimento de Robot-Masters pelo mundo, mas o objetivo de Wily era apenas se apropriar dos robôs mais fortes e usá-los a seu bel prazer. Há um certo aumento na proporção dos planos de Wily, mas enquanto no quarto e quinto jogos Wily ocultou totalmente sua presença, no sexto jogo a alcunha de Mr. X foi usada em eventos públicos. A grande questão é: como ninguém desconfiou de nada?

O que o dinheiro não faz...
     
     Uma resposta simples é: é a série clássica, não leve as coisas a sério. Mas eu não gosto desse tipo de abordagem. Por mais simplista que seja, a série clássica possui uma lógica interna, e a mesma tende a ser respeitada. Por mais que o disfarce de Wily pode simplesmente ter sido o bastante para que ele não fosse descoberto em suas poucas aparições públicas, há um detalhe que muitos deixam passar. Mr. X é creditado como dono da Fundação X, uma fundação dona de grandes posses, que ajudaram a World Robot Alliance a se estruturar, assim como a organizar o torneio entre os robôs. O que levanta outras questões. Para Wily construir tantos robôs, fortalezas, etc, ou ele possui uma conta bancária bem gorda, ou ele é hábil em se apossar do dinheiro alheio. Teria ele - seja lá por qual dos meios anteriormente sugeridos - criado uma empresa fantasma visando financiar a construção desses robôs? Há também a hipótese de Mr. X ser realmente uma pessoa, e Wily ter apenas assumido seu lugar, mas tal hipótese necessitaria de mais justificativas in-game para funcionar. A Archie Comics chegou a usar essa ideia em sua HQ, mas o resultado final é questionável.

Para a Archie, Dr. Wily e Mr. X não são a mesma pessoa

     Infelizmente - e como quase sempre acontece - parte dessas informações foi perdida na tradução dos jogos e manuais de Mega Man para o ocidente. É interessante como a Capcom japonesa, mesmo ciente da simplicidade e pouca maturidade da série Mega Man, ainda tentava construir um background vasto por trás dos jogos. Mesmo que as informações não expliquem todo o funcionamento do mundo da série Mega Man, elas já ajudam a dar uma certa vivacidade ao universo de seus jogos. Mas para cada omissão das versões americanas, há um X da questão a ser respondido no Japão.

     Fontes:



Share on Google Plus
    Blogger Comment

0 Comentários:

Postar um comentário