Fuze Entertainment lançará novo console

Não, esse não é um Playstation 4...

     Que a China é uma potência econômica é inegável, mas mesmo com toda a sua economia, o país ainda não é uma potência em termos de exportação de produção cultural, como são Estados Unidos e Japão. Cultura é um mercado lucrativo, e ter uma produção cultural forte é importante para um país até por uma questão de manter forte a identidade nacional. Até pouco tempo atrás, video-games eram proibidos de serem comercializados na China, mas com a abertura desse novo mercado, os mais de um bilhão de chineses se tornaram um mercado em potencial para Sony, Microsoft e Nintendo. Mas uma outra porta em sentido oposto também se abriu. Se por um lado os chineses já podem comprar consoles livremente, é natural imaginar que eles também poderiam passar a lucrar com a venda e produção de jogos. É como matar dois coelhos com uma cajadada só: investir na criação de jogos e consoles gera lucro, que gera um mercado interno forte, que com isso pode se dar ao luxo de exportar produção cultural e garantir um espaço no mercado da cultura pop. A compra da SNK  foi um passo certeiro nessa direção, mas com toda a certeza não será o único.



Red Ash: um jogo japonês bancado por chineses

     E aqui entra a Fuze entertainment. Não se lembram dela? Para quem não se lembra, a Fuze foi a empresa que bancou a produção de Red Ash, o jogo encabeçado por Keiji Inafune para ser o sucessor espiritual de Mega Man Legends. Desde que o jogo foi financiado, já era de se imaginar que a Fuze não pararia por aí, mas apenas nos últimos dias é que pudemos ver quais eram os planos da empresa. E eles não são tão modestos assim. Em junho, ela lançará no mercado o Fuze Tomahawk, um console de baixo custo baseado em Android, que custará em torno de 138 dólares em seu lançamento (R$ 488,00 na cotação atual). Mas mais que seu preço ou sistema operacional, o que chama mesmo a atenção é seu design. Convenhamos, ele é praticamente idêntico ao Playstation 4, e seu controle é muito semelhante ao do Xbox One. Mesmo a interface de sua loja virtual lembra muito a PSN.

Essa também não é a PSN...

    Mas indo ao ponto que interessa a esse blog, temos a confirmação de que Mighty No. 9 e Red Ash serão lançados no console. Red Ash já era de se esperar, pois é de se imaginar que a Fuze iria querem em seu console o jogo que ela ajudou a pagar. Mighty No. 9 já não era tão óbvio assim, mas faz sentido lançá-lo em uma plataforma chinesa: talvez assim, o público de lá seja melhor apresentado ao jogo. Mas antes de especular essas coisas, resta observar qual será a recepção desse console. Teria Inafune se aliado as pessoas certas? 




Share on Google Plus
    Blogger Comment

0 Comentários:

Postar um comentário