Mega Man, logo cancelamentos



     Uma das notícias mais visitadas que veiculamos esse ano foi o anuncio do capacete do Proto Man. Porém, em um infortúnio do destino, foi comunicado pela Capcom que tal item teve sua venda cancelada. O motivo alegado foi "problemas de fabricação", sem necessariamente especificar exatamente quais problemas foram esses. 

Mensagem enviada para quem o comprou na pré-venda

    Mas por mais lamentável que seja, se trata apenas de um item colecionável. É algo que pode ser relevado. Mas é mais difícil relevar os vários cancelamentos de jogos, muitos dos quais tinham realmente um grande potencial. E o público tem se esforçado em deixar isso explícito. Em uma pesquisa realizada pela Gamesparks, foi perguntado ao público japonês quais são os jogos que eles mais queriam que a Capcom produzisse. O resultado não chega a ser tão surpreendente: Mega Man Legends 3 foi a opção mais votada, seguida diretamente pela série Battle Network. A série X e a série Clássica também figuraram nessa lista, mostrando que um novo Mega Man - independente de qual série ele pertença - é um desejo unânime do público local. Mas ainda sim, o único Mega Man que de fato sabemos que será lançado é apenas um jogo mobile.


Uma nova esperança para o ano que vem
     Porém, há razões para otimismo. Além da recente declaração de que a Capcom planeja reviver suas séries mais "adormecidas", temos iniciativas interessantes relacionadas a série como a Novel de Mega Man X para 2017 e a já supracitada animação de Mega Man da Man of Action. Só que ainda sim, se olharmos para o passado recente, temos mais produtos de primeira linha cancelados do que de fato lançados (se não entendermos figures como primeira linha, claro). Mesmo a HQ da Archie não resistiu. Mas porque tantos produtos de Mega Man são cancelados? Essa é uma pergunta difícil de se responder. Há quem diga que é apenas má vontade, mas essa resposta é simplista demais. Aqui no blog, já levantamos outra hipótese (aqui) de que a Capcom prefere colher os lucros apenas licenciando a marca do que arriscando novos lançamentos. Porém, talvez haja mais um fator que deva ser levado em conta. Olhemos alguns dos jogos cancelados da série. Tivemos um Action/Adventure (Legends 3), um plataforma com alta customização (Mega Man Universe) um RPG Online terceirizado com foco no mercado coreano (Rockman Online) e um típico FPS daqueles que lotam o mercado atual (Maverick Hunter). Quatro tipos de jogos diferentes - alguns desses produzidos simultaneamente - e nenhum acabou vendo a luz do dia. Não seria a falta de foco um dos fatores responsáveis por tantos cancelamentos? Difícil afirmar com certeza, mas não deixa de ser uma hipótese válida visto quantos públicos diferentes esses jogos tentaram agradar.Talvez um dos grandes problemas da Capcom é não saber mais para quem ela quer vender Mega Man. 

Literalmente "atirando para todos os lados"
     Fontes: Rockman Corner (aqui e aqui)/Capcom.jp
Share on Google Plus
    Blogger Comment

2 Comentários:

  1. Sou viúvo de Megaman.
    Li todas as Archie Comics que me lembro teve até arco do Megaman 3. Compraria a versão física se lançasse por preço camarada por aqui. Bom gibi infantil.
    Fico jogando jogos que parecem Megaman como Castlevania e Metroid, que por sinal morreram também.
    Cancelaram o Megaman Xover que eu falava direto que era uma bosta e muito mal-feito porém jogava todo dia viciei.
    Se Megaman não for o Cancelaman, Megaman é o ApariçãoEspecialman por não ter mais jogos e ter milhões de aparições especiais.
    Só torço pra que esse jogo de Megaman molile não seja só aqueles ports do 1-6. Que seja algo novo.

    ResponderExcluir
  2. Não esqueça da animação que será exibida agora em 2017 que pode nos trazer um jogo também (caso a mesma seja bem recebida). Realmente, a situação do Mega é preocupante se formos ver por esse lado, contudo, é bom saber que a Capcom não o esqueceu completamente.

    ResponderExcluir