Mandado foi ao Vietnã, lutar com Robot-Masters...


 Napalm Man (Imagem: Seonidas)


     Era um garoto, que como eu, amava Mega Man 8-bits... Leram cantarolando? Eu sim. Mas o foco aqui não  é a musica "Era Um Garoto Que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones", gravada pela banda Os incríveis e depois regravada pelos engenheiros do Hawaii, mas simplesmente contextualizar esse imaginário de Guerra do Vietnã. Mesmo não tendo sido grande como as guerras mundiais, esse conflito segue no imaginário popular. E isso é curioso, pois a guerra da Coréia foi tão ou mais impactante, aconteceu em um período próximo e  é pouco lembrada. Qual a diferença? A presença na cultura pop. Essa guerra gerou  perdas materiais e humanas aos EUA sem que isso resultasse em ganhos políticos, e de quebra, aconteceu em meio a uma explosão de contracultura. Isso a transformou em sinônimo de "trauma de guerra" e  deixou  um grande legado estético e midiático no imaginário popular. E é nesse ponto em que deixo de falar de aleatoriedades e passo a falar de Mega Man 5.

Fase do Napalm Man (Imagem: Samanthuel)

     Por que o 5? Pois esse jogo contém uma referência direta a tais eventos, e quando  olhamos com um pouco de atenção, é difícil não achar tal referência um tanto controversa para dizer o mínimo. No caso, me refiro a Napalm Man. Primeiro de tudo: o que raios é napalm? Napalm é um tipo de composto pastoso altamente inflamável, que foi usado a exaustão na Guerra do Vietnã. Usado de maneira indiscriminada, o Napalm causou mortes, mutilações e queimaduras de terceiro grau em vários civis, inclusive mulheres e crianças. Hoje, seu uso em  áreas civis é considerado crime de guerra. Certamente, uma escolha muito curiosa  de temática de vilão para série infantil. 





     Mas até aí, pode se argumentar  que armas  como bombas e espadas já foram usadas a exaustão em outros chefes de Mega Man. E é verdade. Mas Napalm é um tipo tão especifico de arma, tão associada a um contexto tão brutal que é no mínimo pouco usual. E essa impressão se agrava quando vemos a "fauna e flora" da fase  de Napalm Man. A fase é toda adornada por  palmeiras, comum nas florestas em que a Guerra do Vietnã se passou. E a cultura pop tratou de gravar essas  imagens das palmeiras  do Vietnã no inconsciente coletivo com filmes como Platoon e Apocalipse Now (cuja iconografia é reciclada em forma de pastiche em tantos outros filmes, como Kong: Skull Island, por exemplo). E se isso não bastasse, temos robôs em formato  de tigre, animal vive  próximo a região  do Vietnã. São coincidências demais para simplesmente ignorar.

Platoon  (Imagem: Vortex Cultural)


     O que leva a pergunta: por qual razão existe uma fase de Mega Man baseada na Guerra  do  Vietnã? Talvez pelos mesmos motivos que Kong: Skull Island: fazer pastiche de  imagens icônicas da cultura pop. Talvez  os produtores dos  jogos não tenham  pensado que tais temas poderiam ser polêmicos, e levando em conta que há pouca conversa a respeito desse tema, os produtores estariam certos. Há até um certo vídeo, que serve de base para vários textos, que afirma que Mega Man 5 foi banido no Vietnã, mas como o vídeo não cita fontes, não irei compartilhá-lo aqui. Mas não seria surpresa se isso  fosse verdade. Gosto muito de Mega  Man 5, mas toda vez que eu o jogo, olho para  fase do  Napalm Man e penso: "o que raios a Capcom estava com a cabeça quando fez isso?" Por ora, essa é uma pergunta sem resposta. 
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