Arte por neato-neko |
Lembram-se da Roll - a alegre e carismática irmã do Mega Man? Acho difícil alguém aqui não se lembrar dela, pois mesmo que na maioria dos jogos ela não possua real relevância para o enredo, suas aparições sempre tornam os jogos mais divertidos. Mas é curioso que a personagem não foi pensada dessa forma inicialmente, e em vários momentos da criação dos jogos, foram propostos vários outros usos para ela. E o que exatamente pretendiam fazer com a personagem? Bem, antes de tudo ,olhemos um pouco para o passado.
Uma coisa interessante sobre Mega Man é que ele era basicamente uma série sobre uma rivalidade. Vivenciávamos constantes embates de Dr. Wily e seus robôs, contra Dr. Light e seus robôs. O ponto chave era o antagonismo entre suas visões de mundo, além de que para Wily, derrotar Dr. Light era uma questão pessoal. Durante a terceira geração de consoles, é notável que a preocupação com enredos e personagens passou a aumentar, transformando algo que muitos viam apenas como brinquedo em uma mídia
A princesa Peach é um verdadeiro "zeitgeist" da sua época |
Sim, ela está rezando por você |
Há quem acredite que o design Hyper Roll, de Marvel vs Capcom, é o design rejeitado da "Roll modificada". É possível, mas acredito mais que ele seja apenasuma referência a "Super Robots" femininos, como o Aphrodite A |
Roll em versão de combate? (Via - RyanJampole) |
Há também outra ideia descartada, e essa
já é mais conhecida pelo público. Keiji Inafune planejava inserir um modo multiplayer em Mega Man 2, mas por achar
que isso poderia prejudicar sua franquia - ainda em formação, na época - a Capcom o recomendou ignorar a ideia. Ele acatou, e Mega Man 2 hoje é uma das pedras fundamentais
da série como um todo. Mas, além de ser curioso ver como seria um título
oficial de Mega Man com multiplayer, outro
detalhe acabou se perdendo nessa ideia: Roll seria o 2° player jogável.
Infelizmente, não há nenhum esboço dessa época mostrando como seria tal modo de jogo, nem como as habilidades da Roll seriam, tudo que temos são informações vagas. É
de se imaginar se ela lutaria em seu clássico vestido vermelho, ou se ganharia
uma forma de combate aos moldes dos feitos com Mega Man. Ao menos ganhamos belos
fan-arts especulando como seria (como a imagem acima, feita pelo sempre competente Ryan Jampole). Mas há mais coisas a analisar sobre esse
caso. Roll não foi omitida do jogo apenas por questões de fidelidade a fórmula
do primeiro jogo. A diretoria da Capcom acreditou
que colocar uma protagonista feminina poderia
acabar desinteressando
parte do público. É compreensível
que tenham preferido dar mais enfoque a uma figura masculina, já que o
principal público do jogo também o era. Porém, não é como se a Roll fosse tomar
o lugar do Rock, mas um complementaria o outro. Só que o foco aqui não vai ser
discutir certos preconceitos (talvez outra hora), mas como a decisão da Capcom
na verdade foi um grande equívoco. Cada vez que Roll era jogável em algum
spin-off da série, ela acabava roubando a cena e se tornando parte do apelo
comercial de tal jogo. Para vocês terem ideia, conheço jogadores que só jogaram Mega Man
Powered Up para poder jogar com a Roll. Oras, inicialmente foi justamente isso que me chamou a atenção no jogo. Em jogos de luta como Marvel vs Capcom e Tatsunoko vs Capcom, Roll também era jogável, e é interessante ver que muitos que diziam que a personagem não era boa de se jogar, jogavam com ela pelo carisma. E em Mega Man Battle & Chase a coisa vai mais além, pois nele, ela é a melhor personagem jogável (e vale a nota que ninguém menos que Quick Man é jogável nesse jogo), a tornando também um bom acréscimo ao jogo. E a Capcom percebeu isso com o passar do tempo, e como consequência vieram algumas mudanças na abordagem da personagem. Notem como a Capcom foi reconsiderando sua ideia de deixar a Roll longe do plano de ação, e como isso impactou nas outras versões da personagem. Tanto Roll Caskett (Mega Man Legends) e Roll.EXE (Mega Man Battle Network)
desempenham papéis mais ativos que a Roll original desempenhava inicialmente.
http://megaman.wikia.com/wiki/Roll
Convenhamos, ela era a melhor piloto de Mega Man Battle & Chase |
Roll em Mega Man Megamix |
Outra coisa interessante é ver como Roll teve bons usos em outras mídias. Um dos melhores casos é o obrigatório Mega Man Megamix, de Hitoshi Ariga, que é a melhor adaptação dos jogos de Mega Man para os quadrinhos. Roll tem boas participações nesse mangá, e sua personalidade forte ganha mais enfoque nele. O destaque fica para o capítulo "The Grim Reaper of Resurrection", onde ela desempenha um papel de grande heroísmo, e prova que ajudar as pessoas é algo muito além de dar tiros.
É válido citar também a recente HQ feita pela Archie, na qual a Roll muitas vezes rouba a cena, sendo uma das personagens mais bem retratadas da HQ. O destaque foi tamanho que a personagem protagonizou um dos capítulos da história, no qual ela ajuda a salvar várias pessoas de uma tempestade. Apesar do capítulo em questão ser um tanto controverso por usar a fórmula de "episódio de praia", ainda sim não tira os méritos da personagem. Mas ainda há muito o que explorar na Roll, tanto nos jogos quanto fora deles. O que me leva a um questionamento final. A já citada princesa Peach, simbolo máximo da "mocinha indefesa" nos games, ganhou um jogo solo onde ela é a protagonista, e em uma inversão de papéis, salva Mario. Levando em conta como Mega Man sempre se expandiu como franquia, porque Roll nunca teve a chance de ganhar um jogo solo? Potencial para isso ela tem, resta a intenção da Capcom de trazer isso para a realidade. Até porque, já ficou muito claro que quando a personagem é usada corretamente, ela protagoniza momentos memoráveis.
No capítulo "Roll with it", é a Roll que de fato salva o dia |
É válido citar também a recente HQ feita pela Archie, na qual a Roll muitas vezes rouba a cena, sendo uma das personagens mais bem retratadas da HQ. O destaque foi tamanho que a personagem protagonizou um dos capítulos da história, no qual ela ajuda a salvar várias pessoas de uma tempestade. Apesar do capítulo em questão ser um tanto controverso por usar a fórmula de "episódio de praia", ainda sim não tira os méritos da personagem. Mas ainda há muito o que explorar na Roll, tanto nos jogos quanto fora deles. O que me leva a um questionamento final. A já citada princesa Peach, simbolo máximo da "mocinha indefesa" nos games, ganhou um jogo solo onde ela é a protagonista, e em uma inversão de papéis, salva Mario. Levando em conta como Mega Man sempre se expandiu como franquia, porque Roll nunca teve a chance de ganhar um jogo solo? Potencial para isso ela tem, resta a intenção da Capcom de trazer isso para a realidade. Até porque, já ficou muito claro que quando a personagem é usada corretamente, ela protagoniza momentos memoráveis.
http://kobun20.interordi.com/2012/12/28/think-about-your-troubles/
http://www.themmnetwork.com/blog/2012/11/07/capcom-unity-rolls-with-it-with-latest-preview-of-archies-mega-man-19
http://www.megamanmonthly.com/issues-019.php
http://megaman.wikia.com/wiki/Hyper_Mega_Man
http://www.themmnetwork.com/blog/2012/11/07/capcom-unity-rolls-with-it-with-latest-preview-of-archies-mega-man-19
http://www.megamanmonthly.com/issues-019.php
http://megaman.wikia.com/wiki/Hyper_Mega_Man
http://megaman.wikia.com/wiki/Roll
megaman sem duvidas é minha serie de games predileta,megaman x então supera,meu game favorito de TODOS é megaman x4,já da serie classica é o 1 e o 8
ResponderExcluirmegaman é uma serie cheia de buracos não bem explorados,mesmo assim não deixa de ser uma ótima serie
ResponderExcluirMais ou menos, algumas das lacunas na verdade já estão preenchidas, entre outras coisas. Por outro lado, concordo plenamente que ainda há muito o que a Capcom poderia explorar na série. Torçamos para que ela faça isso.
ExcluirPra que essa última foto? A roll é inocência pura :(
ResponderExcluirJogue Mega Man 10 e essa foto vai fazer sentido. Acredite, se você gosta da Roll como eu gosto, você vai gostar da explicação dessa foto.
ResponderExcluirBls, hehe mas ainda não zerei nem megaman 2 (jogo mais a franquia X)
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