No primeiro Mega Man, a arma Fire Storm possuía uma particularidade interessante: ao invés de apenas disparar apenas uma rajada de fogo, ela também acionava uma bola de fogo giratória que protegia Mega Man de inimigos pequenos. Essa foi a gênese conceitual das armas de escudo da série Mega Man, que teria seu primeiro representante de fato em Mega Man 2, com o Leaf Shield. A partir daí, os escudos se tornaram figuras carimbadas em quase todos os jogos da série clássica. Mas qual desses escudos é o melhor?
|
Leaf Shield, o primeiro escudo da série |
O Leaf Shield era uma arma com usos bem específicos. Ele rebatia a maior parte dos pequenos projéteis dos inimigos, assim como conseguia derrotar inimigos pequenos (como os Telly) sem gastar energia. Porém, para que ele funcionasse, o jogador deveria se manter imóvel. Caso se movesse, o escudo seria disparado para frente, sendo necessário "atirar" de novo para reativá-lo. Ou seja, para se proteger de inimigos aéreos e em plataformas como as da fase do Crash Man,
|
Star Shield: além de tudo, ainda é visualmente legal |
ele é o ideal. Porém, em corredores estreitos cheios de inimigos, caso haja a necessidade de se avançar, deverá se usar o escudo com cautela. O próximo escudo - o Skull Barrier de Mega Man 4 - é uma espécie de versão reversa do Leaf Sheild. Ele também reflete pequenos projéteis, mas ao ser atingido por algum inimigo ou projétil maior, ele é "desativado". Porém, é dada a possibilidade de andar livremente com ele, ajudando em situações em que o Leaf Shield era limitado. Ou seja, ele é menos poderoso, mas mais versátil. O Star Crash, de Mega Man 5 é curioso, pois mescla elementos dos dois escudos anteriores. É possível se movimentar ao usá-lo, e ainda sim ele pode ser disparado de maneira semelhante ao Leaf Shield. O Star Crash tem autonomia de quatorze disparos ou dez usos defensivos, gastando mais energia que o Skull Barrier (quatorze usos, sem disparo) mas menos que o Leaf Shield (nove usos/disparos). O Plant Shield de Mega Man 6 aparenta regredir, mas não é exatamente isso que acontece. Assemelha-se ao Skull Barrier, mas com apenas sete usos. É pouco, mas isso se justifica a sua resistência a toque em inimigos blindados, tornando-o bastante resistente.
|
Junk Shield: um escudo inovador |
|
Proto Shield |
Em Mega Man 7, temos uma situação inusitada: um jogo com dois escudos. Mas é preciso explicações. Um dos escudos é nada mais nada menos que o escudo de Proto Man. Ele não serve como arma, mas reflete alguns projéteis pequenos. É um item menos útil do que poderia ter sido, mas sua presença ainda sim é interessante por si só. Já o outro escudo é mais convencional - e mais funcional. O Junk Shield é a priori semelhante ao Star Crash, mas funciona de maneria diferente. Seus três projéteis são grandes, e vão se destruindo aos poucos ao entrar em contato com inimigos. Mas ao contrário do que parece, isso não o torna mais fraco, mas sim mais forte. O escudo pode ser destruído parcialmente, mas as outras partes restantes continuam atuando. Aperando o botão de tiro uma segunda vez, os projéteis são disparados em linha reta, cada um para uma direção da tela. Esse conceito foi
|
Ice Wall |
tão funcional que foi aprimorado em Mega Man 10 (falarei mais disso adiante), pois além da durabilidade, sua função de disparo era a mais ofensiva até então. Enquanto isso, os dois jogos seguintes fogem a tendência e não apresentam escudos. Mega Man 8 apresenta algumas armas e itens com funcionalidades diferentes visto no resto da série, mas nada muito parecido com um escudo. Rockman & Forte retorna ao convencional, mas com particularidades. O mais próximo de um escudo presente no jogo é a Ice Wall, de Cold Man. Como o nome já explica, essa arma cria uma parede de gelo em frente à Mega Man, que ao empurrá-la, faz com que ela deslize pela tela. É possível usá-la para se defender de alguns ataques, mas seu foco não é apenas defensivo. É uma arma útil, mas pouco ágil para ser um escudo pleno.
|
Jewell Satelite: mais poderoso do que aparenta |
Um sério candidato a melhor escudo da série é o Jewell Satelite de Mega Man 9. Sua durabilidade é comparável à do Leaf Shield, mas permitindo o jogador caminhar livremente como o Skull Shield. Ou seja, uma amálgama das boas qualidades desse tipo de arma. Porém, seu consumo é alto (sete disparos) e em alguns momentos, sua quantidade de usos é perfeitamente milimetrada para que o jogador não possa desperdiçar nenhum disparo, como na luta contra Plug Man. Outro escudo interessante é o Water Shield, de Mega Man 10. Ao contrário dos quatro usuais projéteis, o Water Shield dispara vários, que ao invés de serem gastos juntos, são gastos individualmente. Isso o torna o escudo com o maior potencial de duração em toda a série. Isso sem contar que ao ser disparado, ele não vai para a frente como os outros, mas cada projétil vai para um lado da tela, possibilitando atingir alvos nas mais variadas direções. Não é um escudo tão poderoso quanto o Jewell Satelite, mas sem dúvida nenhuma possui uma versatilidade muito maior.
|
Water Shield |
E qual deles é o melhor? Isso depende do critério usado para se avaliar. Leaf Shield e Skull Shield são armas limitadas, mas para as situações que foram concebidas, são eficientes. Entre os dois, o Skull Shield leva vantagem por ser mais versátil e econômico. Por outro lado, o Jewell Satelite faz tudo que o Skull Shield faz, mas de maneira superior. Junk Shield e Water Shield tem funções mais complexas, mas mais variadas. Algo que vale a pena ser dito é que praticamente todos esses escudos são eficientes contra os inimigos de seus jogos. O que se debate é qual funciona melhor, que a luz do que já foi dito, cai no opinativo. E a minha opinião? O meu escudo favorito é o Water Shield do Pump Man. Com boa durabilidade e altas possibilidades de usos ofensivos, é difícil não o considerar uma arma boa. E é bastante gratificante considerar uma arma do último jogo da série como a melhor. Isso mostra que, mesmo seguindo fórmulas antigas, ainda houve alguma evolução. Mesmo que sutil.
O Nail Shield de MegaMan Unlimited também é muito útil.
ResponderExcluir