Imagem: Divulgação |
Wily Wars, Complete Works, Aniversary Collection, Legacy Collection... o que todas essas coletâneas tem em comum? Além de, obviamente, compilarem jogos de Mega Man, é possível notar duas coisas. Uma é que todas elas trazem, ao seu modo, algum tipo de conteúdo inédito. A outra é justamente que tais coletâneas não costumam intercambiar seu conteúdo inédito. Algo por muitos ignorado, esse é talvez o maior dos problemas das coletâneas de Mega Man, e o que mais nos afasta de uma "versão definitiva" de tais jogos.
Explico. Peguemos o primeiro Mega Man. No Japão, tal jogo foi portado para celular inúmeras vezes, mas uma delas em particular chama a atenção. Nessa versão, as músicas ganharam arranjos novos (mais pela limitação da plataforma do que por outro motivo) telas de título diferentes (essas ficaram bem bonitas) e um novo modo de jogo em que a Roll se torna uma personagem jogável. Munida de um Buster carregável, Roll não usa as armas dos bosses, mas tem mais força de ataque que Mega Man no jogo em questão. Mais que apenas uma mudança de sprites, tal jogo deu a personagem uma identidade própria em termos de jogabilidade, incentivando ainda mais seu uso. Interessante, não? Pois este conteúdo nunca apareceu em nenhuma outra versão do primeiro Mega Man. Nem nas versões para Smartphones, nem em Legacy Collection e tampouco no Virtual console. E é desse tipo de coisa que sinto falta.
Não seria legal unir um extra como esse com os arranjos musicais e HUD vistos em Complete Works/Aniversary Collection? Ou uma "versão 8-bits" da Wily Tower? Olhando friamente, as coletâneas mais recentes de Mega Man se limitam a compilar conteúdo, mas não em realmente agregar. Peguemos Legacy Collection 2 como exemplo. Temos quatro jogos de plataformas quase todas diferentes, o que por si só ajuda a justificar a existência de tal coletânea. No caso de jogos como Mega Man 9 e 10, todos os extras disponíveis via DLC se encontram inclusos na coletânea, porém, os extras da versão de Sega Saturn de Mega Man 8 não foram disponibilizados. Oras, qual a razão de comprar uma coletânea que não se esforça em trazer esse tipo de conteúdo "perdido no tempo" de volta a seu público?
Isso sem contar o conteúdo inédito trazido. Mega Man X Legacy Collection surpreendentemente - e positivamente - quebrou o padrão corriqueiro das coletâneas de Mega Man. Ao trazer o modo de jogo "Challenge X" (um modo em que o jogador enfrenta dois bosses ao mesmo tempo), tal coletânea trouxe algo que ajuda a expandir a experiência de jogar Mega Man. Esse tipo de coisa ajuda a dar nova vida a esses jogos. Não seria uma alternativa interessante para essas coletâneas incluir mais coisas desse tipo? Talvez até um personagem jogável diferente, como o caso citado da Roll. Ao contrário da maioria dos jogadores, o que me incomoda nessas coletâneas não é a existência das mesmas em oposição a ausência de novos jogos. São assuntos distintos. O que me incomoda é a ausência de novidades realmente relevantes e o resgate de conteúdo interessante que caiu na obscuridade em meio a outros relançamentos. É isso que as coletâneas e relançamentos de Mega Man precisam.
0 Comentários:
Postar um comentário