O "planeta secreto" de Mega Man 3


     Mega Man 3 é notório por muitas razões. O título é um dos maiores sucessos de público e crítica da série Mega Man, introduziu novas mecânicas como o Rush e a rasteira e introduziu o personagem Proto Man. Porém, ele também é notório por ter tido vários problemas em sua produção, o que o levou a vários atrasos e a ser lançado de maneira "incompleta". Não que o jogo não tivesse conteúdo o suficiente, é claro.  Até aquele momento, Mega Man  3  era o jogo mais extenso da série. Apesar disso, é sabido que muito do conteúdo planejado para o jogo acabou sendo descartado. E entre  esse conteúdo, algo que merece destaque é o grande planeta  que ilustra esse texto.

    Tal imagem pertence a fase do Gemini Man e não se trata de uma montagem. Em suas versões iniciais, a fase continha em seu cenário um grande planeta parecido com Saturno, além de outros vários pequenos planetas semelhantes. Apesar da baixa resolução, a imagem abaixo permite observar isso. Oriunda de revistas da época, essa imagem é um dos poucos registros de como a fase do Gemini Man era cotada para ser.  Um olhar mais atento  também permite ver que, além dos planetas, o chão da fase  é diferente da versão final. Sua aparência é mais "rochosa", diferente do chão mais cristalino que se encontra no jogo. Até hoje, não há informações a respeito da razão de tantas mudanças.



     Mas o mais surpreendente disso é que esse planeta não foi totalmente removido da versão final de Mega Man 3. Nos dados do jogo, é possível encontrar os gráficos e a programação de um grande planeta de dimensões  semelhantes ao visto na imagem da beta, mas um pouco menor. E o mais surpreendente é que ele não está simplesmente perdido nos dados do jogo. Na realidade, ele nunca foi  removido da fase! Ele está lá, só que tapado pela imagem de céu estrelado que vemos no  fundo do cenário. Ainda é possível revelá-lo através de códigos ou por  programas de edição de fases. Existem algumas ROMs modificadas em que isso já foi feito e elas podem ser localizadas facilmente na internet.

     E se a imagem de um planeta gigante pode parecer aleatória mesmo em uma fase tão exótica como a do Gemini Man, na verdade ela faz bastante sentido quando se analisa o enredo do jogo. Boa parte de Mega Man 3 acontece fora do planeta Terra. Na trama, os cristais de energia que movem o Gamma se encontram em outros planetas, e os Robot-Masters que enfrentamos foram criados visando a extração e pesquisa desses cristais. Como o jogo não possui uma introdução cinemática, esse detalhe acaba passando batido pela maioria dos jogadores. Logo, um plano de fundo mais "espacial" faz todo o sentido. Só é uma pena que tal "planeta secreto" tenha sido  escondido na versão final, ainda mais sem nenhuma razão aparente para isso.

     Imagens: The Mechanical Maniacs

Share on Google Plus
    Blogger Comment

0 Comentários:

Postar um comentário