Mega Man em live action? Adaptem Battle Network!

(Imagem: Nintendo Life)

     Graças as novas informações veiculadas a respeito do live-action da série Mega Man, o tema voltou a protagonizar debates acalorados entre os fãs. Seria um live-action  a melhor forma de se adaptar Mega Man? E  se for para adaptar dessa forma, qual série  pode render um filme melhor? Eu compartilho o primeiro questionamento, e creio ter chegado a uma hipótese para o segundo: Mega Man Battle Network é a série que melhor poderia render um bom filme em live-action.

     E sim, uma adaptação da série X ou Clássica poderia ter mais sucesso e são as primeiras opções do  público médio ao se pensar em adaptar Mega Man, já que são as séries mais populares da franquia. Só que isso não significa que elas sejam as mais fáceis de se adaptar. De que adianta os jogos serem famosos mas não conseguirem ser transpostos de maneira decente para  o cinema? Pensem no filme live-action do Mario: ser a maior franquia dos jogos até então não garantiu sucesso ao filme, que falhou em transpor para seu filme o universo visto nos jogos  - uma missão bem complexa, a bem  da verdade.

     Além disso, não é como se Battle Network fosse  pouco popular. Além de ter alguns dos jogos mais vendidos da série Mega Man, Battle Network foi um sucesso multimídia em escala global: seu anime e mangá derivados fizeram sucesso em muitos mercados, conquistando público até mesmo no Brasil. Apesar de ser  um fenômeno do passado, a série Battlle Network não é uma escolha  tão absurda quando se olha por esse prisma.

     Mas por que escolher Battle Network? Além dos méritos apontados acima, Battle Network é muito mais  simples de se adaptar do que as outras séries. Primeiro, por um motivo um tanto óbvio: só metade da ação dos jogos se passa em um ambiente muito diferente do nosso. O mundo humano de Battle Network não é tão diferente do nosso presente, e  é  habitado por humanos  e não máquinas. Logo, metade da ação do filme poderia contar com atores e cenários de  concepção mais simples, o que além de  tornar o que vemos em tela mais palatável, também tornaria o filme  mais barato para se produzir.

     Só que isso resolve apenas metade do  problema. De resto Battle Network ainda tem em seu mundo virtual uma estética tão colorida e cartunesca quanto todo o resto da série Mega Man. Talvez até mais, devido a psicodelia e surrealismo de alguns cenários vistos nos jogos. Não é  simples adaptar essa estética de maneira crível a um público geral. Se o visual do filme for realista demais, ele pouco dialogará com o que vemos nos jogos, desagradando fãs e tendo pouca efetividade como marketing dos jogos (e essa é a grande razão  de se adaptar  jogos para qualquer  outra mídia: atrair  público). Mas caso optem por algo tão cartunesco  quanto os jogos, o resultado pode se tornar cômico. Pensem em filmes como Pequenos Espiões e Sharkboy &  Lavagirl: a estética cartunesca e fantasiosa está lá, mas dificilmente vai convencer alguém com mais de dez anos. Como resolver isso?

     Em outras séries, seria necessário buscar um meio termo. É o que os filmes de super herói fazem, com acertos e erros e estéticas diversas. Mas os supers ainda tem alguns pés no realismo se comparados a Mega Man: mesmo nos gibis mais antigos, as figuras humanas mais "civis" ainda são próximas a realidade, e a anatomia mais "realista" é marca do gênero. Mega Man  por outro lado não tem essa preocupação com o realismo, principalmente no  design dos personagens.  E isso poderia ser um problema, mas no caso de Battle Network isso pode ser amenizado.

     A razão disso é simples: o  mundo virtual é... virtual!! Não possui obrigação de ser realista. Seria só assumir isso e usar um visual mais fantástico e colorido, talvez até todo feito em animação. É o que foi feito em Jogador nº 1, filme esse que é talvez o melhor referencial possível de como poderia ser feito um Live-Action de Mega Man Battle Network. O contraste do mundo real e do virtual ajuda a reforçar as características de ambos ao invés de ser uma barreira para a verossimilhança. Essa seria a oportunidade perfeita de se fazer um Mega Man tão colorido e vibrante em live-action sem que isso fosse um problema.

     Há também outros pontos que contribuem com a escolha de Battle Network. Um deles é a temática. Mundos virtuais e internet são temais mais atuais do que nunca. Em partes, nós já vivemos em um mundo próximo ao visto nesses jogos. Logo, as temáticas abordadas teriam relevância em termos de discurso e identificação. Alguns detalhes dos jogos se tornaram consideravelmente datados e precisariam ser atualizados, mas isso também vale para  as outras séries mais antigas de Mega Man.

     Outro ponto é o fato dessa ser uma das séries mais "marketáveis" de Mega Man, pois além dos brinquedos dos personagens e dos produtos estampados por eles, Battle Network tem nos Chips e  PETs uma grande oportunidade de gerar muitos produtos. Além disso, justamente por se tratar de internet e mundo digital, ninguém estranharia que esse filme gerasse apps e até algum jogo mobile. Seria uma boa oportunidade de reviver uma série que é cheia de potencial, mas que se  encontra a tempos adormecida.

Share on Google Plus
    Blogger Comment

0 Comentários:

Postar um comentário