Ian Flynn responde perguntas sobre Mega Man

     
Imagem via: The Mega Man Network

     Vocês conhecem Ian Flynn? Para quem não conhece, ele é o escritor por trás dos roteiros da adaptação de Mega Man na HQ lançada pela Archie Comics. E como uma figura importante na criação dessa HQ - que é sempre bom lembrar, é um dos produtos que ajuda a sustentar Mega Man de uma maneira ou outra - é natural que ele ganhe evidencia. E graças a longevidade da mesma, várias dúvidas e curiosidades surgem, e a recente entrevista dele no fórum BumbleKing Comics ajuda a elucidar muitos dos fatos a respeito dessa HQ. Eu poderia me limitar a "linkar" a entrevista ou tentar apenas traduzi-la, mas como essa é uma ótima oportunidade de me aprofundar mais nessa HQ (coisa que quero fazer a muito tempo) aproveiter para tercer alguns comentários sobre ela, transformando essa entrevista em um "mini review" da HQ. Os comentários estão devidamente grifados em azul para evitar confusão, então sem mais delongas, venham comigo:


#9 - Qual seria a probabilidade de surgirem outras HQs da série Mega Man, assim como é feito com "Sonic Universe"?

    No presente momento? É pouco provável, infelizmente. Mega Man está vendendo razoavelmente bem, mas não o suficiente para justificar os custos de licenciamento das outras sub-séries ​​e produzir outra HQ mensal. Se você quiser algo da série X,  Legends, ou "algo que não é clássico", as vendas da HQ precisam aumentar significativamente e se manter altas. Ta aí algo surpreendente, e uma surpresa negativa, diga-se de passagem. Já tem um tempo que elementos da série X se fazem presentes na HQ regular, e em muito eles acabam mais atrapalhando o ritmo geral, enquanto exploram de maneira superficial a série X. O ideal seria justamente existir uma HQ para cada uma das séries, mas pelo visto não veremos isso tão já. 

#11 - Entre os jogos de Mega Man ainda não adaptados, quais você está mais ansioso  ou temeroso para adaptar para a HQ?

     Estou realmente ansioso para a chegada Mega Man ​​4. Tenho grandes planos para Quint, a invasão dos Stardroids vai ser divertida, mas para mim, Mega Man ​​4 tem a história mais interessante de todas. E dado que os personagens já estão "vivos" nos quadrinhos, vai ser interessante ver como eles irão lidar lidam com certos "cruzamentos". Eu tenho preparando o terreno para isso desde "Spiritus ex Machina". Duplamente curioso isso, já que além de incluir todo o tipo de filler na frente das adaptações dos jogos, a exposição gratuita de elementos de Mega Man 4 no citado (e nefando) arco "Spiritus Ex Machina" podem acabar por prejudicar a adaptação. Mas como também sou um grande fã de Mega Man 4, concordo que há um grande potencial em uma adaptação dele. Vamos torcer. 



Fazendo direito, isso tem muito potencial (Via: Hardcore Gaming)

#11b - Por outro lado, em qual dos jogos adaptados até agora você teve mais facilidade ou mais dificuldade para adaptar? 

     Eu acho que Mega Man ​​2, uma vez que a estrutura geral dele era muito semelhante à Mega Man ​​1, e os Robot Masters já serem construídos como armas ao invés  vez serem operários reprogramados não me parecia tão convincente quanto inicialmente eu pensei que seria. Todavia, o resultado ainda foi muito bom. Faz sentido, já que é o jogo com o enredo mais "breve" de toda a saga, mas por um bom motivo: Mesmo que o primeiro Mega Man tivesse uma função introdutória, Mega Man 2 é que foi o real inicio do embate entre Light e Wily. Ou seja, ele iniciou a fórmula, ao contrário das sequências que fizeram variações dela inserindo mais complexidade. Mas até que a Archie fez um bom trabalho aqui, principalmente na caracterização do Quick Man. Não tão bom quanto Hitoshi Ariga, mas eu nem cobro isso da Archie. Por outro lado, a ideia do Wily incluir em sua primeira linha de robôs de combate um vírus, planejando assim que Rock os destrua e fique infectado vai contra a ideia do Wily ser um orgulhoso que quer se provar superior a Rock. Ou seja, contra muito do que faz o personagem ser quem é. Mas vou relevar por ter gostado do que li.



#12 - Demorou muito tempo para você saber que a Archie planejava incluir Sonic Boom e Mega Man ​​X em Worlds Unite? 

    Desde o início eu já sabia, porque não sabíamos se eles seriam aprovados,  e precisaríamos de tempo para refazer nosso trabalho se não pudéssemos usar Boom. A Sega tinha algumas regras sobre o que poderia ou  não ser feito no crossover, mas nós conseguimos a aprovação para incluir a franquia. Já não sou um grande entusiasta desses crossovers (e sim, eu gosto de Sonic), então ter Sonic Boom ou não é algo que sou indiferente. Mas é interessante ver como a Sega ainda tem um certo cuidado com o seu azulzinho, apesar dos pesares.

Podem me xingar, vou continuar indiferente a esse crossover (Via: Comic Book.com)
#22 - Em um futuro próximo ou distante... Será que teremos uma série de quadrinhos de Mega Man Legends?

     O que eu gostaria de fazer é adaptar toda a linha do tempo de Mega Man. De Clássico a X, as Guerras Elf, Zero, ZX, Legends e trazer Volnutt de volta da Lua. Eu adoraria preencher todas as lacunas da série. No momento isso está fora do meu alcance, mas, novamente, eu nunca pensei que estaria adaptando Mega Man para as HQs. Então, quem sabe? Isso é até interessante, mas não vejo a abordagem infantil da Archie dando certo na série Zero, ou mantendo as amarras da série ZX. Agora é esperar o andar da carruagem e ver se isso realmente sairá do papel algum dia, já que essa HQ caminha a passos largos.

#38 - Se você tivesse a oportunidade de fazer uma HQ de Mega Man Battle Network ou Mega Man ​​Starforce, você faria?

Sim. Seria uma segunda chance da série Starforce emplacar. Resta esperar que saibam pegar o público melhor do que a Capcom.
Será que nas mãos da Archie essa série encontra seu público?

#43 - Será que veremos mais vilãs em Mega Man ​​além da Splash Woman e ... Aquela senhora dos Emerald Spears?

     Simone. E sim/talvez - temos que ver o que a Capcom aprova. Eu definitivamente tenho uma vilã a caminho, e pelo menos duas novas  Robot Mastes femininas, um dos quais será uma vilã.  Eu não me oponho a criação de novos personagens que ajudem a expandir o universo da série, e se tratando de personagens femininas eu reforço mais essa opinião, já que a proporção de mulheres na série é muito baixa. Mas depois dos já citados Emerald Spears, sempre vou ficar com receio de novos vilões vindos da Archie (ou vocês acham o Xander e sua trupe de terroristas vilões adequados ao cenário da série clássica? Apesar de que o Xander pra mim não funcionaria em nenhum outro lugar mesmo).



#44 - Se não me falha a memória, você disse que não poderia adaptar "Rockman & Forte: Challenger from the Future", mas indícios de uma futura adaptação já foram inseridos na história "Rock of Ages". Sem querer estragar a surpresa, mas você planeja algo em relação a este jogo? 

     Exato - não podemos usar Rockman Shadow ou  os Robot-Masters de seu jogo. Mas podemos usar Quint, que é, para todos os efeitos ,basicamente Rockman Shadow. E nós podemos criar nossos próprios Robot Masters. E eu disse que eu tinha grandes planos para Quint...  Não chega a ser surpreendente que os personagens de "Rockman & Forte: Challenger from the Future" não possam ser usados pela Archie: eles foram criados pela Bandai. E eu realmente quero ver um bom uso do Quint, a figura dele tem um potencial bem grande. Usem-o!



#45 - Como você planeja para equilibrar o crescente elenco Mega Man? 

    Todos ali tem uma função e um lugar. Não deve ser muito difícil manter as coisas nos eixos. Nesse sentido, minha única queixa é quanto a Dra. Lalinde e a Quake Woman, principalmente a última. De resto, os personagens tem destaque quanto tem que ter, e os que realmente são interessantes sempre voltam de alguma maneira. Só usem melhor a Quake Woman que de resto está ok.



#46 - Qual é o processo para chegar até a personalidades de cada Robot-Master? 

    Eu vasculho cada minúsculo pedaço de trivia que posso para quaisquer peculiaridades eles devam ter. Depois disso, eu olho para as fases e as boss battles. Baseado no que eu consigo eu trabalho suas personalidades. Fora alguns casos discutíveis, esse é outro ponto que a Archie vem acertando. Os personagens estão com uma caracterização bem satisfatória, e certas sutilezas ajudaram a engrandecer bastante a leitura (vide a paixonite do Ice Man pela Roll: admitam, ou vocês torcem por eles, ou riem das trapalhadas dos dois).



Essa tirinha nunca perde a graça =D (Via: The Mega Man Network)

#53 - Há algum plano para introduzir outros vilões além de Wily na "galeria de desonestos" da série Mega Man?

Além do grupo Emerald Spears?  Pode apostar que sim. Houve uma sugestão deles anos atrás. Medo... 

#56 - Eu sei que você gosta de planejar suas histórias com antecedência. O anúncio do crossover "Worlds United" foi um grande  "balanço" nos seus planos, ou você foi capaz de lidar com isso melhor graças ao primeiro crossover?

    Eu fui avisado com mais antecedência desta vez. Felizmente, todos os títulos estarão em um bom ponto de ruptura, uma vez que ao chegar o crossover, estaremos preparados para lançar seus próximos grandes arcos após o crossover. Obviamente, ele interrompe a "Shattered World Crisis,” mas isso não quer dizer que ele irá acabar tão cedo. Curioso saber que houve problemas na criação do primeiro crossover. Mas por outro lado, realmente espero que assim como em "Worlds Collide" , esse aconteça "separado" da linha principal do enredo, o que por exemplo não aconteceu em "Dawn of X". 

#58 - Nós teremos mais histórias de "respiro" tanto em Sonic e Mega Man, onde, toda a ação é colocado em espera por alguma questão?

     Haverá histórias menores que conduzirão a Worlds United. Mega Man ​​# 49 vai ser um ponto especialmente emocional. Ou seja: fillers.

#65 - Você quem fez o retcom no cameo "Unknown 1P" em sua segunda aparição, para que ele se tornasse o Xander?

     Sim. Eu acredito que a ideia foi do Paul Kaminski. Tem tantos cameos nessa HQ que juro que nem notei esse enquanto lia. 

   É desse cidadão que eles estão falando (Via: Mega Man Montlhy)

#72 - Você já jogou qualquer um dos vários jogos de Mega Man?

     Eu tentei todos eles em algum ponto ou outro. Sou péssimo neles. É constrangedor como eu sou ruim em jogos de Mega Man. Fico imaginando o quanto ele realmente jogou os jogos... E aqui cabe um dos pontos porque Hitoshi Ariga conseguiu caracterizar tão bem Mega Man em sua HQ, e boa parte dos outros autores acabou falhando. Ele realmente era um jogador de Mega Man, e já se envolveu na produção de alguns títulos da série, como Rockman & Forte. Conhecimento de causa pesa a favor.
Capa de Rockman & Forte por Hitoshi Ariga (Via: Gamefaqs)

#74 - Quando você vai introduzir * insert pairing here * (não achei uma tradução exata, mas o que eles comentam é basicamente sobre a formação de casais) na HQ!?

     Eu não lanço navios (ships). Eu não afundo navios (ships). Eu nem estou no litoral. Isso vai frustrar muita gente... Mas em termos é uma postura correta. Eu não me importo que as pessoas "shippem" casais, mesmo que as obras em si não deem brechas para isso. Overthinking está na moda, afinal de contas. Porém, um autor não deve criar uma obra apenas pensando nisso, e sim na história que ele quer contar. Ficar insinuando coisas que nunca irão acontecer apenas para que as pessoas fiquem teorizando explicações diferentes é um ótimo jeito de criar uma história esburacada. Só que há outro lado da moeda também. Creio que todos concordam que uma história juvenil de aventura e ação não é bem algo que realmente necessite de romances, mas evitar de contar isso para não "afundar shipps" é covardia. Ainda mais quando o próprio Ian Flynn já sugeriu algo assim com a Quake Woman e Rock. Se não quer fazer, não insinue. Existe diferença entre deixar algo implícito e não fazer nada apenas para que os fãs escrevam fanfics tapando os buracos da história. Obs: eu ri pra caramba da forma como essa pergunta foi respondida. 


Não adianta fugir: vocês alimentaram esse tipo de coisa, agora aguentem
(Via: General-RADIX)
#76 - Personagens originais dos quadrinhos, como Tempo e Sally, irão aparecer em Worlds Unite?

   Sim. Quais, todavia? Nenhuma objeção aqui, já que essas personagens aparecem na HQ, é natural elas aparecerem nesses crossovers.

#83 - Você tem um período estimado ou quantidade de volumes em mente no qual você pretende lidar com o resto das adaptações de jogos de Mega Man ​​após o 3?

     Eu tenho toda a série traçada até  Mega Man ​​10. Eu... eu gosto de planejar tudo com antecedência. Fico pensando quantos anos ele planejou que essa HQ dure...



#84 - No futuro, podemos esperar mais cenas ou momentos na história principal entre Rock e Tempo (Quake Woman em sua forma humana)? Ou apenas  Quake Woman em geral?

    Tempo existe como um contraponto ao Rock, então vamos definitivamente vê-los interagir novamente em algum momento. Mas ela também está provado que tem um monte de interessantes. Mas ela também provou ter muito potencial em relação a Proto Man... Por mais que eu prefira que Rock crie laços mais profundos com personagens realmente presentes nos jogos, usar a Quake Woman nesse sentido pode ser interessante. Oras, ela existe, deem uma razão de ser para ela. E fiquei surpreso que ela tenha sido planejada como um "oposto" para ele, já que sempre achei eles bem parecidos, para falar a verdade. Quanto ao Proto Man, o capítulo em que ambos se confrontaram verbalmente foi um dos melhores pontos dessa HQ, mas faltou ousadia ali. Se ao invés  de meramente discordar e usar de apelo emocional, ela tivesse concordado com Proto Man e fosse lutar ao lado dele (e depois de tudo o que a Lalinde fez a ela, motivos não faltariam) e enfrentasse Rock, colocando em conflito todo o discurso feito até então. Isso criaria um bom arco de personagem, mesmo que só durasse um mísero capítulo, que além de desenvolver/explorar melhor a personagem, adicionaria tensão a história. Faltou coragem de arriscar. 



#85 - Você está pensando em introduzir mais personagens originais na série Mega Man?

    Vez ou outra sim, mas não muitos. Como qualquer novo elemento, eles precisam acrescentar algo à série que já não exista, ou ajudar a reforçar o que está lá. A abordagem citada por ele é correta: personagens que expandem e acrescentam são algo bom, mas deve-se ter cuidado para não ir contra o material original da série. Não nos esqueçamos que essa HQ é uma adaptação, mesmo que uma adaptação bem livre. 

#88 - Até o momento, qual tem sido o seu tema favorito para escrever?

     Essa é uma questão que abrange muitas coisas. Acredito que "Order from Chaos" e "Thicker Than Water" foram duas das melhores histórias que eu já fiz. "Worlds Collide" foi como uma grande festa para mim. E praticamente todas as histórias centradas em Proto Man - como  "Proto-Type" e suas cenas com a Quake Woman - se saíram muito bem. Ta aí algo que eu concordo com ele: os momentos em que Proto Man ganhou destaque estão entre os melhores dessa HQ, e o arco "Proto-Type" é, na minha opinião, o melhor. Proto Man é um grande depósito de potencial nessa HQ, e espero que a Archie saiba usá-la corretamente. O já citado Mega Man 4, que Ian Flynn disse estar ansioso para adaptar abre bastante espaço para que Proto Man brilhe. Idem para o 5, que no geral é um jogo um pouco morno perto de seu antecessor e sucessor. Sobre ele e a Quake Woman eu já comentei acima.


Proto Man é um ótimo personagem, dar voz a ele sempre
será algo bem vindo (Via: Mega Man Knowledge Base)

    Obs: Como muitas perguntas não eram sobre Mega Man, não inseri todas elas aqui, então também vale a pena chegar a fonte original, ainda mais que em alguns casos precisei fazer uma livre tradução em alguns pontos para que a mensagem geral fosse mantida. Cliquem aqui para conferir a entrevista na integra.

Share on Google Plus
    Blogger Comment

4 Comentários:

  1. Nossa... agora eu me pergunto, estou errada em gostar dessa série de HQ's? Será que é só carência da minha parte? Talvez seja a segunda. Eu achava o roteiro de Ian Flynn ótimo, mas parece que eu não tenho conhecimento para opinar sobre esse tipo de coisa.
    E não estou me fazendo de coitada, só estou sendo honesta. Acho que nunca entenderei o ponto de vista masculino (e realista) sobre esse tipo de coisa. Virei um Star Man da vida...

    ResponderExcluir
  2. Não tem problema nenhum em gostar dessas HQs Esther (eu mesmo curti a HQ até onde li haha xD), porém, é aquela coisa ... em termos de trama e desenvolvimento de personagens temos os problemas pontuados no texto.

    ResponderExcluir
  3. Gosto é uma coisa bastante pessoal. Eu gosto dessa HQ, algumas de suas histórias são ótimas. Porém, mesmo gostando, tem certos defeitos que não consigo relevar. Se eles não a incomodam, então a HQ cumpriu sua tarefa: divertir. Não se preocupe demais, o importante aqui é que independente de visões diferentes, todos nós gostamos de Mega Man =D

    ResponderExcluir
  4. Sério? Que bom, pelo menos agora sei que não estou sozinha hehehe.
    E realmente, a HQ tem seus erros, mas ainda assim gosto muito dela. Eu não sei vocês mas em quase tudo(jogos, seriados, filmes...) eu sempre gostava mais dos personagens secundários do que do próprio herói, é um gosto estranho, mas um dia quando eu estava pesquisando maquiagem e lentes de contato "olho de réptil", me deparei com uma artwork do Snake man, foi amor à primeira vista (serpentes são meus animais favoritos), e foi assim que conheci a franquia Megaman...

    ResponderExcluir