Kickstarter: a salvação de Mega Man?



     Uma das alegações da Capcom ao cancelar Mega Man Legends 3 era que já não havia mais público para o jogo. E é possível ver tal declaração de duas formas: que não há mais público para ela nas plataformas portáteis da Nintendo, ou que o fandom de Mega Man não é sólido o suficiente para justificar o lançamento de um novo jogo. Independente do que a Capcom quis dizer, é fácil notar como os dois pontos estão equivocados. No primeiro, é só olhar como Monster Hunter se tornou sinônimo de vendas no Nintendo 3DS. Já o segundo pode ser desmentido olhando as altas vendas que os jogos de Mega Man tiveram no Virtual Console, ou em como todas as campanhas do Kickstarter que envolvem Mega Man  se tornam sinônimos de sucesso. E é nesse ponto que eu queria chegar.

E fomos de sucessor espíritual...
...e jogo de tabuleiro...
     Um pretenso "sucessor espiritual" como Mighty No. 9 até justifica as arrecadações astronômicas que teve (o que não torna o valor arrecadado menos surpreendente), mas algo como a figure do X criada pela Truforce atingir o valor de mais de U$ 200.000,00 é algo realmente inesperado. O fandom de Mega Man, por mais que possa estar frustrado, ainda está disposto a gastar seu dinheiro com a franquia, e em um contexto geral, costuma receber bem os produtos licenciados dela. Enquanto isso, a ânsia por novos jogos não passa, e de fato só vai acabar quando um novo Mega Man for realmente lançado. Como o fandom de Mega Man já provou que está disposto a financiar novos produtos no Kickstarter, e que ainda está a espera de um novo jogo da série, por que diabos a Capcom não uniu as duas coisas e levou Mega Man ao Kickstarter?
... Até por fim uma figure
     Eu sei, isso é uma ideia um tanto controversa. "Doar" (entre aspas, pois em um Kickstarter da vida você mais financia do que doa) para uma empresa milionária e cheia de recursos como a Capcom não parece muito correto, pois de fato ela não precisa desse tipo de ajuda. Porém, talvez essa seja a única coisa que a fizesse andar, pois a mesma já demonstrou que está acomodada com a situação atual da franquia. Mas há formas mais justas de fazer algo do tipo. Uma delas seria negociar a licença da marca para algum estúdio menor - de maneira semelhante ao que foi feito com o X da Truforce - mas que fosse capaz de fazer um trabalho mais refinado e autoral, se adequando assim as necessidades de uma série com mais de 25 anos. Nesse caso, a Wayforward seria uma ótima alternativa. Pensem bem, eles já souberam lidar muito bem com marcas de terceiros, mantendo a devida caracterização delas e sabendo agradar tanto fãs quanto leigos, já possuem experiência com a Capcom graças ao fantástico Ducktales Remastered, e sempre se mostraram formidáveis quando se trata do gênero plataforma. Ou seja, seria uma parceria com bastante potencial. Sem contar que ela já tiveram bons momentos no Kickstarter, como o financiamento de Shantae Half-Genie. Uma campanha de Mega Man encabeçada pela Wayforward, rendendo um jogo com o mesmo refinamento que Ducktales Remastered seria algo muito bem vindo, e talvez fosse a forma mais adequada de reviver a série hoje. E antes que digam algo sobre a interferência de terceiros em Mega Man, não é de hoje que outras empresas trabalharam com a série. A Inti Creates (Mega Man Zero, Gunvolt) já fez isso no passado, e o resultado foi extremamente satisfatório. Não seria a hora de abrir espaço para outra empresa dar sequencia ao trabalho dela?
Deu certo com Ducktales, será que daria com Mega Man?
     Por mais eu que veja nisso tudo uma oportunidade da série ser revivida, não sei se a Capcom tem a intenção de fazer algo do tipo. Mas se por um lado não há muitos fatores indicando que um novo Mega Man esteja sendo produzido, por outro lado a Capcom já se mostrou aberta a negociar a licença de suas marcas com quem estiver disposto a investir nelas, então talvez ainda seja possível. Mas isso seria algo realmente desejável? Aí deixo a cargo de vocês decidirem. 

Fonte das imagens: Kickstarter/Capcom Unity
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2 Comentários:

  1. Eu acredito na Team Ninja como uma empresa que teria ferramentas para uma inovação, já um remaster acho que Inti Creates é a melhor para lidar com isso.

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    1. Sendo sincero, não vejo muita compatibilidade entre o Team Ninja e Mega Man (a menos que fosse para fazer as cutscenes de um possível novo jogo, como foi com Metroid Other M), mas gosto é gosto e eu respeito o seu. Já ver a Inti Creates voltando a trabalhar com Mega Man seria realmente fantástico. O jeito agora é torcer.

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