O mês de Mighty No. 9 finalmente chegou!

     
O despertar de um novo herói
     Creio que Mighty No. 9 dispensa maiores apresentações, e se você está nesse blog, é bem provável que em algum nível você está aguardando por ele. Seja para amar ou odiar, MN9 (vou abreviar a partir de agora) tem tudo para ser um jogo emblemático, cujo antes mesmo de sair já deixou sua marca. Ainda não sabermos a data exata de seu lançamento, mas já temos confirmado que o jogo sairá nesse mês, e justamente por isso, ele acabará ganhando uma certa atenção especial aqui no blog, para todos os efeitos. Da minha parte, pretendo comprá-lo logo em seu lançamento, e assim que possível deixarei minha impressões, mas como acredito que um review não é necessariamente o único tipo de artigo informativo realmente relevante, podem aguardar que teremos mais coisas a respeito do jogo. E o que temos liberado até hoje sobre MN9?


Essa imagem é estranhamente nostálgica
    Bem, em termos jogabilidade e design básico, temos um misto de série clássica com série X, mas com elementos novos inclusos na receita. É bom ver que independente do jogo tentar reproduzir o espírito dos jogos originais, ele não se limita a meramente emulá-los, mas busca seu próprio caminho. O funcionamento do buster e do dash como ataques me parecem algo que
Sim, o movimento de agarrar poderá
salvar muitas vidas
manterá o jogo bastante dinâmico, bem como um bom Mega Man costumava ser. Não importa quantas mecânicas se criem, no fim das contas, o "jump' n shot" está impregnado na alma desses jogos, e é assim que tem que ser. Outro movimento 
que me chama a atenção (e me preocupa um pouco) e o "agarrão" que Beck pode dar em alguns trechos do cenário.  Pode ser algo útil, mas pode acabar sendo algo que mais tira a velocidade do jogo do que de fato o melhora (o movimento de se abaixar em X5 é um exemplo desse tipo de coisa). Espero estar enganado, mas antes de afirmar qualquer coisa, quero experimentar por mim mesmo como o jogo funcionará. Olhando para o visual, vejo que MN9 vem adquirindo cada vez mais uma identidade própria, e que em certo ponto começa a se distinguir de Mega Man, ainda que a semelhança seja incontestável. É interessante como foi mesclado o estilo clássico de traço de anime - original de Mega Man - com um visual mais "cartoon" americano. O tipo de apelo de um design tipico da série Mega Man ainda está lá, mas de forma a ser perfeitamente identificável a uma criança comum que pegar o jogo desavisada. E isso é um ponto muito positivo.

     Outra coisa a se analisar é o plot do jogo. Há nele elementos que já viraram senso comum de Mega Man, como os robôs pacíficos que o "Dr. bonzinho da vez" construiu se revoltarem (referência
O coliseu do novo mundo
ao primeiro Mega Man), assim como uma hecatombe global causada por um vírus que faz com que os robôs se tornem agressivos (primeiro Mega Man X), mas mesclados com conceitos novos, e 
curiosos no mínimo. Toda a ideia de torneio de lutas, "pão e circo" e financiamentos governamentais de pesquisas sobre robótica (sim, isso foi citado pelos criadores do jogo) abrem a possibilidade de uma trama política maior por trás de todos os eventos do jogo. Para bem ou para o mal, não dá para prever como o enredo será, então esperem por tudo. Quanto aos personagens, até agora eles se mostraram adequados. Os bosses são carismáticos, e entre eles a Mighty No. 3 (ou Dynatron, para os íntimos) se mostrou a mais carismática ao meu ver. O único personagem que não me convenceu até agora é justamente Beck, o protagonista do jogo. Ainda acho que falta algo em seu design que de um destaque a mais, e as descrições da personalidade dele não me inspiram confiança. Mas aguardemos, ainda há tempo da minha opinião a respeito dele melhorar.

Vilões de referência se fazem necessários

     Levando em conta que além do jogo, MN9 também irá ganha uma série animada, tudo indica que não paremos apenas no primeiro jogo. Ter nascido como um projeto "transmidiático" possibilita que o jogo alcance várias esferas de público, fazendo com que algo que poderia ser apenas um exercício de nostalgia para os fãs do blue bomber se torne um verdadeiro produto de massas. Foi dessa forma que a série Mega Man Battle Networtk conseguiu se tornar o sucesso que foi (ou vocês acham que um anime de várias temporadas passando mundo afora e um mangá na CoroCoro não transformam um bom jogo em um fenômeno midiático? Pokemon é outro exemplo de como essa fórmula funciona). Isso quer dizer que eu estou animado com a série animada? Não necessariamente. Se por um lado é interessante ver que Inafune já armou seu time da maneira correta, por outro lado, tanto o preview da animação quanto as breves notas sobre sua produção me fazem crer que essa adaptação não será necessariamente a mais adequada. Tenho que admitir que acho esse estilo decalcado nas produções da Pixar e Dreamworks um tanto quanto enfadonho, mas por outro lado sei que esse tipo de estética é bastante vendável e tem grande aceitação com o público infantil. Nos resta torcer para que dê tudo certo e que o fantasma da Ruby-Spears passe longe dessa animação.    


 Não sou o público dessa animação, mas mesmo
  assim torço para que ela dê certo

     Não deixa de ser interessante perceber que mesmo antes de sair, MN9 já demonstra que não veio ao mundo para ser peixe pequeno. Sua ambição parece ser grande, e justamente por isso, o que lhe será cobrado é justamente que corresponda a essa grande expectativa. Se irá dar certo no final? Isso nós descobriremos em breve, mas estou na torcida para que esse jogo consiga cumprir com suas metas. 



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