Review - Rockman.EXE WS



     Desde sua concepção, a Série Battle Network dividiu a opinião de muitos fãs. Houve quem amasse a nova proposta de gameplay, assim como também houve uma multidão detestou a abordagem diferenciada que a mesma trouxe consigo. O que poucos sabem é que foram produzidos dois jogos dessa série que seguiram como base o estilo plataforma que todos já conhecem. Um deles sendo o jogo deste review: Rockman.EXE WS - lançado para WonderSwan WonderSwan Color, consoles produzidos pela Bandai - em 8 de fevereiro de 2003 apenas para o mercado japonês. Que tal conhecer melhor esse título "obscuro"?

ENREDO

     Basicamente temos uma junção dos dois primeiros jogos da Série Battle Network, tanto em termos narrativos como por meio de personagens e alguns diálogos. O foco está no combate contra os membros da organização terrorista conhecida como World 3 (ou simplesmente WWW) que estão determinados a espalhar caos por toda a internet, cabendo à Lan e Mega Man impedirem que isso tome proporções ainda maiores.

DE VOLTA ÀS ORIGENS

     Qualquer um que tenha jogado os jogos da Série Clássica, Série X, Zero e ZX vai se adaptar com facilidade ao jogo, se tornando necessário apenas aprender algumas das mecânicas exclusivas que detalharei mais à frente. A escolha dos chefes também vai agradar os fãs da Série Clássica, pois, vemos algo próximo a uma nova versão do primeiro Mega Man, com algumas mudanças nas fases. Além disso, temos a possibilidade de alcançar diferentes finais (algo herdado dos outros jogos da série Battle Network).

A primeira fase do jogo

GAMEPLAY

     Como comentei anteriormente, boa parte do estilo de jogo já é conhecido de muitos (especialmente entre os que já tiveram contato com o Network Transmission). Uma das grandes diferenças é que os 'Ataques Especiais' são representados pelos Battle Chips (elementos comuns em Battle Network). Existem dois tipos de B.C.: os de Ataque e os de Defesa/Recuperação

     Os de Ataque, como a classificação sugere, são utilizados como elementos ofensivos para causar dano/deletar qualquer inimigo que esteja em sua frente (desde os infames Vírus até outros Net Navis). Dentre os tipos mais comuns temos Cannon (cujos disparos causam uma quantidade um pouco maior de danos do que algumas rajadas do Mega Buster), Sword (a boa e velha Espada e suas variantes - causa um bom dano, porém, é de curto alcance), Mini Bomb e Shockwave.

     Partindo para os chips de Defesa/Recuperação, temos as variantes do Recovery (que recupera uma determinada quantidade de HP - dependendo da variante), Reflect Shield, Barrier, etc. Parte dos B.C. encontrados no jogo são de uso ilimitado (como se fossem itens de um RPG qualquer, que podem ser equipados e usados por quanto tempo o jogador quiser), já outros são de uso unitário e não podem ser recuperados depois de usados a não ser que o jogador colete diversas unidades do mesmo (com algumas raras exceções).

É mesmo é?

     As Style Changes também estão de volta e garantem um gameplay um pouco mais amigável conforme o jogador vai avançando na trama. Cada Style garante ao Mega Man características únicas, sendo uma delas a capacidade de aumentar o dano que certos chips fazem (ex: equipar a 'Elec Bug' faz com que o Mega Man faça o dobro de dano com chips de elemento 'Eletricidade' e tenha sua mobilidade aumentada, porém, o torna vulnerável a ataques do tipo 'Madeira').

     Não podemos nos esquecer do bom e velho Mega Buster que, assim como em outros jogos da franquia, cumpre muito bem a sua função. Dependendo da Style Change em vigor, os disparos carregados diferem um do outro devido às propriedades únicas de cada elemento.


DIFICULDADE

     Este é um dos pontos "negativos" do jogo, pois, temos algo no nível do primeiro jogo do Mega Man para o NES ou dos jogos da série Mega Man Zero. Se você gosta de uma boa dose de desafio, este jogo é perfeito! Em contrapartida, novatos e jogadores pouco experientes com a franquia vão sofrer um pouco porque esse game não perdoa.

     Os primeiros níveis ainda são amigáveis, porém, do terceiro estágio em diante as coisas começam a apertar. A situação fica tão insana em alguns momentos que o jogador precisará ter muita paciência e destreza para poder avançar. Tomarei como exemplo a fase do Snake Man: praticamente metade da fase possui espinhos nos mais diversos pontos, sem mencionar a horda de vírus que estarão atacado você a todo o momento (alguns deles podem dar respawn).

     Tal como o primeiro jogo do Mega Man para NES, a coisa funciona de forma curta e grossa: Vacilou? Morreu! Felizmente, assim como o mencionado título, existem checkpoints espalhados aqui ou ali, sem mencionar as 9 vidas disponíveis. Abaixo vocês podem conferir um breve gameplay que vai transmitir muito bem essa mensagem.



TRILHA SONORA

     Aqui temos um ponto que considero como sendo negativo. Diferente do que acontece com a esmagadora parte dos outros jogos da franquia, infelizmente não há muito o que destacar. Um fator que deve ser levado em consideração para justificar a baixa qualidade das OSTs está relacionado com as limitações do chip de áudio utilizado pelo WonderSwan Color. Em boa parte dos casos, o Game Boy Color ganha por uma margem quando se trata deste aspecto técnico.

     Se ainda assim você estiver com vontade de conferir algumas das faixas de áudio do jogo, aqui vai uma amostra (gosto é uma coisa muito relativa, então apreciem xD).


ACHA MESMO QUE ACABOU?

     Assim como qualquer outro jogo da série BN, aqui também é dada ao jogador(a) a oportunidade de explorar o jogo mais à fundo por meio do Continue 2. Durante o primeiro gameplay, o jogador vai se deparar com fases que possuem dois caminhos (cada um leva a uma nova área com seu próprio chefe). Obviamente, não é possível percorrer todos os caminhos na primeira jogada, o que acaba "forçando" um recomeço para poder fazer 100% (platinadores de plantão já terão mais um desafio nas mãos).

     Mas calma! Isso não quer dizer que você perderá todos os itens e chips que coletou na jogatina anterior. A parte boa disso tudo é que acaba sendo possível abrir certas passagens (antes inacessíveis) para poder coletar novos chips e até mesmo abrir caminho para enfrentar um chefe novo aqui ou ali.

     Se você nunca curtiu muito a pegada diferenciada da série Battle Network, este jogo pode fazer você se interessar em conhecer o resto dessa subsérie. Mais pra frente pretendo falar sobre o "primo rico" desse mesmo jogo chamado Network Transmission, onde basicamente temos gráficos melhores aliados de um gameplay um pouco mais recheado (diga-se de passagem).


TRADUÇÕES PARA OUTROS IDIOMAS

     Até certo tempo atrás, só era possível jogar esse jogo no seu idioma original (japonês) o que certamente afastou muita gente. Felizmente, a comunidade internacional conseguiu traduzi-lo totalmente os textos para o inglês e, posteriormente, fãs brasileiros providenciaram uma versão em português para todos nós apreciarmos! 

     Abaixo vocês podem conferir como ficou o resultado. Lembrando apenas que, por questões legais, não podemos postar o link da ROM para vocês baixarem, porém, o link para acessar o download do arquivo de tradução estará no final do post.






Share on Google Plus
    Blogger Comment

0 Comentários:

Postar um comentário