Série Battle Network - Por quê conhecê-la?

 
Em uma época onde parece não haver esperança de um jogo novo do Mega e onde os fãs não conhecem bem os jogos do mesmo, o que acha de deixar o preconceito de lado e aproveitar pra conhecer algo novo?

Lan Hikari e Mega Man.EXE



     Navegando pela internet, percebo que boa parte dos fãs do Mega Man, sejam eles novos ou antigos, reclamam sobre o descaso da Capcom para com nosso Azulzinho e sobre a falta de jogos do mesmo no mercado, mas que tratam com demasiado preconceito QUALQUER outra Série que não seja a Clássica e a X ... Dentre as Séries que são odiadas temos a Battle Network, que é duramente criticada, seja pelo gênero adotado pela mesma ou pelo fato do Fandoom preferir ver um Mega Man X9 do que qualquer outra coisa. Não preciso dizer que fico muito triste ao ler comentários infundados sobre essa Mega Saga (não pude evitar o trocadilho). Como o título do post sugere, vou trazer algumas razões para que você, caro leitor, se sinta mais atraído a contemplar o vasto universo que essa Série traz consigo.



NOVA TEMÁTICA... INTERNET!


     Uma das maiores sacadas que fizeram ao planejar essa Série foi apostar em um tema bem diferente do que já foi abordado nos outros jogos da série principal do Mega Man, assim uma nova possibilidade de inovação surgiu, não só no fator gameplay mas também no enredo e personagens. Em uma entrevista, o Mestre Inafune disse que se inspirou por observar os gostos e comportamento de seu filho em relação á esse novo mundo que é a Internet. O resultado final foi bastante interessante, principalmente na parte de ilustrar como o mundo da internet seria, não entendeu? veja a figura abaixo então.

NET City no anime Rockman.EXE

PERSONAGENS CONHECIDOS


     Uma das coisas que mais me chamou a atenção neste universo foram os personagens, que são nada menos que versões remodeladas de personagens da Série Clássica... Isso mesmo, você não leu errado!! Praticamente todos os velhos personagens estão presentes e de visual repaginado, o que acaba por agradar os fãs da Clássica. Abaixo alguns dos personagens que marcam presença tanto nos jogos como no anime e mangá.
FireMan

ProtoMan
Roll.EXE



SISTEMA DE BATALHA SENSACIONAL


     Este aspecto é o principal causador de intrigas e de reclamações entre o fandoom do Blue Bomber, na minha humilde opinião, pode não ser a melhor coisa do mundo quando se está começando á jogar, mas depois de pegar a prática o jogo fica cada vez mais viciante. Só o fato do jogador poder montar um "deck" com "cartas" de ataque/defesa e poder usá-los durante o gameplay se mostra algo divertido e desafiador, uma vez que só se pode ter até 30 Battle Chips no "deck" e que em cada rodada serão sorteados á esmo 5 deles.


Uma típica batalha do jogo


     É amigo, pensou que seria moleza? É nesse ponto onde entra o Fator Replay que todos os jogos dessa série carregam consigo já que, propositalmente, é impossível conseguir cumprir 100% dos objetivos no primeiro gameplay ... logo você se pega recomeçando o jogo com todos os Chips e itens que você conseguiu anteriormente, só que agora as coisas ficam mais difíceis além de ser possível visitar áreas secretas, antes inacessíveis, e enfrentar novos chefes.


MERCHANDISING


     Pra você que já jogou algum Battle Network e gostou, porque não assiste ao anime? No Brasil tivemos a 1ª Saga exibida pela antiga Jetix e Globo sob o nome de MegaMan NT Warrior (ou Rockman.EXE no original Japonês). Apesar de sofrer com alguns cortes e edições típicas que praticamente todo anime sofre, sou obrigado á reconhecer o bom trabalho que foi feito nessa adaptação, infelizmente as outras sagas do anime não foram trazidas para o Brasil. Abaixo a abertura completa da saga Beast (A melhor abertura de todas as sagas na minha opinião).



     Em ordem cronológica temos: NT Warrior, Axess, Stream, Beast e Beast+ ... só recentemente é que estou conseguindo acompanhar tudo e digo que estou amando cada segundo! Além do que, existe um OVA/Filme que se passa durante os acontecimentos da saga Stream. Além da adaptação para TV tivemos uma série de mangás produzidos por Ryo Takamizaki (vale ressaltar que, apesar de conter os mesmos personagens presentes no Jogo e Anime, os acontecimentos do Mangá são diferentes).

Capa do volume 13 do mangá

     Além disso, tivemos a linha de brinquedos que icluia: Bonecos, Jogo de Cartas (Pokémon... oi?), Álbuns de Figurinhas e os tão desejados PETs ... Novamente, aqui no Brasil somente 1 modelo desses PETs foi lançado e chegava á custar cerca R$ 130,00 na minha cidade. Hoje em dia ainda é possível comprar um PET pelo eBay, assim como Battle Chips e outros acessórios. Clique Aqui para ter acesso á lista de itens do eBay


CONCLUSÃO


      Tudo isso que lhe foi mostrado caro leitor, foi prova mais do que suficiente de que a Capcom investiu bastante nessa franquia e nesse ponto não tenho do que reclamar, por isso mesmo que sempre incentivo outros fãs a libertarem suas mentes de todo preconceito e se focarem em conhecer algo novo sobre o Mega Man. Se tratando dos jogos dessa série, ainda há muito o que falar mas no geral todos proporciam muitas horas de diversão... bem, são 6 jogos recheados de batalhas arrepiantes e segredos bem bolados... o que está esperando?

E aí? ... Vamo nessa?


Crédito das imagens: MegaMan Wiki
Share on Google Plus
    Blogger Comment

2 Comentários:

  1. Eu achei a melhor animação, de algo relacionado ao megaman ele é tipo sonic x
    tem boa animação e adapta os jogos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade @luiz souza ... apesar de ter alguns arcos meio que inúteis na primeira saga (NT Warrior), do Axess em diante temos enredos muito mais trabalhado e personagens fantásticos.

      Excluir