Uma introdução a série Mega Man Star Force

     Olá pessoal! Com este post de  hoje, iniciaremos uma nova fase do blog, rumo a uma interação maior entre o blog e os leitores. Estaremos abrindo espaço - mesmo que em um primeiro momento apenas em caráter especial - para que os leitores possam também expressar sua opinião. Aos que tiverem algo a dizer sobre Mega Man e não possuírem meios para se expressar, estaremos abertos a colaborações de leitores. É claro, nem tudo o que nos for enviado será publicado, assim como nem sempre será possível fazer esse tipo de coisa, mas creio que independente disso, o importante é aumentarmos a quantidade de pontos de vista e conhecimento sobre a série Mega Man. E para estrear essa nova fase, nada melhor que a inusitada, porém interessante, série "Star Force". Mesmo que a contragosto de muitas pessoas, Star Force é inegavelmente parte da história e mitologia da franquia Mega Man, e como tal, possui seus méritos e relevância. O texto que vocês irão ler hoje foi escrito pelo nosso amigo Felipe Almeidaque é um grande fã da saga Star Force e tem muito a dizer sobre ela. Aproveitem a leitura.


O novo Mega Man
     Após o grande sucesso da série Battle Network no amado portátil da Nintendo, Game Boy Advance, a Capcom percebeu que era necessário continuar com a produção de novos jogos para o hardware mais avançado do Nintendo DS, e para o aniversário de 20 anos da série do nosso querido Blue Bomber, por que não fazer a continuação de BN? Assim, surgiu a série Star Force que foi feita nos moldes de seu antepassado, com uma história se passando 100 anos após o final da saga de Lan Hikari e seu NetNavi, MegaMan.EXE.
     Star Force conta com 3 jogos, sendo que o primeiro jogo foi lançado em três versões - algo que também aconteceu com o Battle Network 3, por exemplo - sendo elas Leo, Pegasus e Dragon cujas capas você pode conferir logo abaixo. As versões não se diferem muito entre si, com exceção de alguns efeitos visuais e fusões que podem ser feitas com o Mega Man.





ENREDO

     Star Force se passa em 220X, no mesmo universo paralelo "spin-off" de Battle Network. O avanço no tempo é notado pela tecnologia, visto que os humanos estão "abandonando" o sistema da internet e os "PETs" (Personal Terminal) e criando uma rede similar, feita com ondas Eletromagnéticas. Esta tecnologia é usada pelo resto da série, e assim como a internet em BN, está  presente em todo lugar: Eletrodomésticos, Transportes, Caixas de Correio, etc. Porém, durante a história do jogo, os jogadores percebem que este avanço não estava presente apenas no planeta Terra.

     O protagonista da história é Geo Stelar (Subaru Hoshikawa, na versão japonesa), um estudante da quinta série que se isolou do mundo após a perda de seu pai, Kelvin (Daigo Hoshikawa), devido a um acidente em uma estação espacial em que trabalhava. Durante o começo do jogo, Geo se recusa a frequentar a escola de sua cidade, Echo Ridge, e costuma ficar sozinho observando as estrelas. Um dia, ele recebeu um par de óculos especiais de um dos amigos de seu pai, Aaron Boreal. Ele falou que estes óculos eram usados por Kelvin, e assim Geo decide ficar com eles. Em uma certa noite, observando as estrelas, ele sentiu uma onda EM forte se aproximando, e ao usar estes óculos se encontrou com uma forma alienígena de energia eletromagnética, conhecido como Omega-Xis (Warrock).

     Logo após, um grupo de vírus de ondas EM tentou tomar o controle de um trem para causar caos em Echo Ridge, e Geo acabou ajudando Omega-Xis a eliminá-los, utilizando o poder das ondas para se juntarem e virar Mega Man (EM Wave Change). Após o incidente, Omega-Xis, ou, Mega, decidiu interagir com Geo e lhe contar informações sobre seu pai perdido no espaço. Claro, em troca de mais ajuda, lutando como Mega Man contra outros guerreiros de seu planeta, o Planet FM


JOGABILIDADE

     Fãs de Battle Network terão poucos problemas nesse quesito. Star Force "copiou" várias mecânicas da série, porém os problemas devem surgir com o novo sistema de batalha: Com o hardware melhorado do DS, a Capcom conseguiu criar uma arena para lutas similar a BN, porém em 3D. Assim, Mega Man luta utilizando os 3 "painéis" do fundo. Alguns comandos também são quase os mesmos: A para usar o Buster (botão B) ou os Battle Cards (botão A) e L ou R para entrar na "Custom Screen" que agora aparece na tela de baixo, e os Battle Cards podem ser selecionados com o toque da caneta do DS. 

Novo Sistema de Batalha - via Gamespot

     O Mega Buster funciona diferente: Carregando automaticamente, ao segurar o botão B tiros rápidos podem ser usados, similar a uma metralhadora. O botão Y pode ativar um escudo para bloquear ataques leves, parecido com o < + L do Reflect em Battle Network, porém mais fácil de usar. As transformações do primeiro jogo, Star Break, são utilizadas ao selecionar um Card especial com o emblema "Shooting Star". Em relação ao mundo, continua o mesmo método de exploração também, assim como as "Mystery Datas" que agora são Mystery Waves, e aparecem na mesma: Verde são itens aleatórios, Azul aparecem apenas uma vez, Roxo precisam ser desbloqueados com o SubCard "Unlocker", e Dourados são extremamente raros e costumam ter os chamados Mega Cards.


TRILHA SONORA

     Alguns podem não ligar muito para este aspecto, mas a trilha sonora de SF teve claros avanços comparada as OSTs de BN, que tinham um clássico "chiado" do Game Boy. As de SF tem um estilo mais moderno e fluído que também pode ser comparado com as músicas de Battle Network 5 - Double Team. Confiram abaixo a música tema do primeiro SF e que acabou ganhando novas versões ao longo dos outros jogos da série.




CONSIDERAÇÕES FINAIS

     Star Force mostrou um avanço enorme para o hardware do DS, porém continuou com os moldes de Battle Network, que pode desapontar aqueles fãs que estavam esperando algo completamente novo. A história de Geo Stelar também é mais "emocional" comparada com a de Lan Hikari (Fora a conexão dele com MegaMan.EXE), porém em termos técnicos esta série pode atrair fãs novos ou até antigos da série. Os outros dois jogos continuaram esta trilogia de Geo e Omega-Xis, e certamente conseguiram atrair o público-alvo da Capcom, porém não foi a bomba que eu pessoalmente acho que deveria ter sido :s esperavam, por ser o jogo "comemoração" dos 20 anos da série.

     Termos foram alterados para a coerência com a história, mas o charme que atraiu jogadores para Battle Network continua lá. Até demais, como alguns poderiam dizer. Apesar do meu amor pelo terceiro jogo e pela série em geral, eu acho que o primeiro jogo não foi tão "grandioso" assim já que a Capcom ainda estava testando os moldes anteriores e as novas mecânicas para os jogos seguintes, mas devo dizer que este teste definitivamente não foi ruim.
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